Manole lança nova edição do Guia de Medicina de Urgência, com capítulo sobre Covid-19

O aguardado “Guia de Medicina de Urgência”, da Manole, chega a sua quarta edição atualizada, com capítulo especial sobre o novo Coronavírus. Em formato de bolso (11 x 16 cm), com linguagem objetiva e direta, tabelas e box que auxiliam a leitura dos capítulos, foi elaborado para ficar à mão dos profissionais de saúde – estudantes de medicina, residentes e médicos –, que atuam na linha de frente dos hospitais: em prontos-socorros e unidades de terapia intensiva.

A nova versão foi totalmente revisada e atualizada por especialistas de cada área e dividida da seguinte forma: Algoritmo para atendimento da parada cardiorrespiratória; Temas gerais; Cardiologia; Endocrinologia; Gastroenterologia; Hematologia; Infectologia; Nefrologia; Neurologia; Emergências oncológicas; Pneumologia; Psiquiatria e Reumatologia.

No ranking de procedimentos para atendimento em urgência estão também os acidentes com animais peçonhentos, afogamento, queimadura, ventilação mecânica, crise hipertensiva, insuficiência cardíaca, hepatite alcóolica, febres hemorrágicas, tétano e meningite bacteriana, entre outras.

Editores:

Elisa Mieko Suemitsu Higa é professora titular do Departamento de Medicina da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), especialista em Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira e chefe do Laboratório de Óxido Nítrico e Estresse Oxidativo, Disciplina de Nefrologia – EPM/Unifesp. Elisa também foi fundadora e preceptora da Liga de Medicina de Urgência – EPM/Unifesp.

Antonio Tonete Bafi é médico formado pela Faculdade de Medicina de Catanduva – SP, com residência médica em Clínica Médica pelo Hospital do Servidor Público Municipal, além de residência médica em Medicina Intensiva pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), possui especialização em Tecnologia em Saúde pela Unifesp e é doutorando em Medicina Translacional pela Unifesp.

Leonardo de Lucca Schiavon é especialista em Gastroenterologia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) e pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). Também é hepatologista pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), doutor em Ciências (Gastroenterologia) pela EPM/Unifesp, professor de Gastroenterologia do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador do Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia do Hospital Universitário da UFSC.

Frederico José Neves Mancuso é pós-doutorado em Cardiologia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), doutor em Cardiologia pela EPM/Unifesp, médico assistente da EPM/Unifesp e coordenador do Pronto-Socorro de Clínica Médica do Hospital São Paulo da EPM/Unifesp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.