Marty Makary defende a ‘medicina de precisão’ no combate ao desperdício de recursos

Encerrando a semana de palestras, o Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp) trouxe o médico e professor da Universidade Johns Hopkins, Marty Makary, para analisar o sistema de saúde sob a perspectiva da medicina de precisão. Em sua explanação, o também autor de alguns dos livros mais vendidos dos Estados Unidos, “The Price We Pay” e Unaccountable”, que deu origem à série de TV “The Resident”, falou sobre a importância de estudos clínicos, trocas de experiências entre profissionais de saúde e avanços da medicina para a indicação do tratamento adequado ao paciente.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Johns Hopkins e liderada por Makary, em solo americano havia um número alto de encaminhamentos para procedimentos inadequados, como de endoscopia, colocação de stents e análise de tecido para diagnosticar câncer de pele. “Ao serem apresentados aos dados, os médicos que constatavam estar fora da média em comparação aos outros, reduziam a quantidade de pedidos imediatamente”, revelou.

Segundo o professor, 21% de todo cuidado médico nos EUA é desnecessário. Quando questionados sobre as indicações, os profissionais alegavam que algumas eram provenientes de exigências dos pacientes, o que os colocava em uma situação difícil. Por isso, ele defende que “é preciso educar os pacientes. Essa é uma das razões pelas quais escrevi os livros e falo quase todos os dias nos meios de comunicação. Os médicos são líderes respeitados em suas comunidades. Quando falamos sobre o assunto, criamos uma conscientização geral”.

Para Makary, algumas medidas podem evitar o uso inadequado dos recursos de saúde, como utilizar dados validados por especialistas na área como medidas de adequação e contar com revisões das indicações por pares externos. “No meu hospital, 5% dos casos de stents cardíacos implantados são revisados por um grupo de cardiologistas de outra instituição, que fornece o feedback sobre a necessidade do procedimento. Não se trata de policiamento, mas de compartilhar informação e aprender junto”, explicou.

O médico afirma que algumas doenças podem ser prevenidas, tratadas ou controladas com cuidados simples com a saúde, como se alimentar com produtos naturais, evitando industrializados e ultraprocessados, dormir bem e utilizar a máscara, como no caso da Covid-19. Outras, entretanto, ainda precisam entrar mais na pauta médica, incluindo na formação dos profissionais, como a solidão. “Precisamos falar não só sobre o problema, mas abordar a solução, como a criação de comunidades, famílias que redesenham o seu estilo de vida para cuidar dos idosos e como fazer o cuidado em casa”, finalizou.

Se você perdeu alguma palestra ou quer assistir novamente o conteúdo do Conahp 2020, acesse evento.conahp2020.com.br

Conahp termina e evidencia grandes projetos científicos no combate ao Coronavírus 

Com participação de representantes nacionais e internacionais de diversos setores ligados ­­à saúde, a edição 2020 do Conahp, realizada entre 16 e 20 de novembro, chegou ao fim com uma marca de mais de 20 mil usuários acessando a plataforma para assistir as palestras.

Representantes da Rede Mater Dei contribuíram com as discussões participando como palestrantes e moderadores de mesas temáticas.

Na Sessão Pôster, 340 projetos foram enviados pelos hospitais associados a Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp). A Rede Mater Dei de Saúde foi um dos destaques deste ano, tendo dois trabalhos premiados entre os seis melhores. Ao todo, o Mater Dei teve 12 projetos expostos ao longo do evento. Os trabalhos da Rede foram receberam prêmio nas categorias Gestão e Assistência.

O trabalho premiado na categoria Assistência tem a temática “Respirador desenvolvido em Minas Gerais é homologado pela Anvisa e utilizado em humanos”. Esse projeto foi uma parceria da Rede com a empresa Tacom e outras empresas mineiras, que desenvolveram um respirador de baixo custo e acessível para atender a demanda causada pelo Coronavírus.

Na categoria Gestão, o destaque foi o projeto “Ações adotadas para mitigar o impacto do absenteísmo durante a pandemia de Covid-19 e cálculo do ROI”, que trabalhou ações para diminuir o impacto da ausência de colaboradores por conta da pandemia, através da Saúde Corporativa.

O diretor de operações da Rede Mater Dei, José Henrique Salvador, participou como vice-presidente da Comissão Científica responsável pela organização do Conahp. Em 2021, José Henrique será o presidente da banca científica do Congresso, e já prepara ações para a produção científica dos participantes no ano que vem. “Ver o que os hospitais da Anahp fizeram neste ano tão desafiador nos dá muito orgulho. Esperamos fazer um evento ainda mais relevante no próximo ano”, afirma José Henrique Salvador.

O diretor da Rede ainda destaca que “as instituições da Anahp têm um papel decisivo para salvar vidas, promovem conhecimento protagonistas em momentos de crises, através dos funcionários, sejam eles do corpo diretivo, da alta liderança, e também dos inúmeros profissionais que estão na linha de frente e promovem iniciativas inovadoras e podemos compartilhar essa expertise para também outros segmentos”.

Para ele, projetos inovadores devem ser cada vez mais incentivados, aumentando e melhorando o ecossistema da saúde suplementar no Brasil. “Acho que fizemos algo muito relevante: demos ainda mais voz para esses profissionais quando eles participaram de uma mesa redonda e contaram a suas experiências, essa é uma iniciativa a ser mantida para os próximos congressos”, conta.

Henrique Salvador, presidente da Rede Mater Dei de Saúde, e André Costa, diretor-geral do Mater Dei Betim-Contagem, também participaram de painéis importantes, onde contaram sobre a expertise da Rede Mater Dei e o que tem sido feito para manter o nível de atendimento e qualidade na prestação do serviço em meio à pandemia.

A edição 2020 do Conahp foi realizada inteiramente online e gratuita, com a palestras e todos os trabalhos enviados para a sessão pôster disponível na plataforma até o dia 30 de novembro. Para ter acesso, basta entrar no site do Congresso conahp.org.br/2020

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.