Mater Dei oferece música para pacientes e acompanhantes

No dia 22 de outubro, a Rede Mater Dei de Saúde inaugurou o Programa “Pra você ficar bem – Música”, no Mater Dei Contorno, em Belo Horizonte (MG). A iniciativa, que oferece apresentações de violino com repertório variado, tem o intuito de criar um ambiente hospitalar mais agradável e auxiliar na recuperação dos pacientes. O projeto reflete o cuidado da Rede Mater Dei de Saúde em oferecer um atendimento diferenciado, personalizado e humanizado.

O Programa acontece, de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h, no Jardim do 13º andar do Mater Dei Contorno. Em dias de chuva, as apresentações acontecem na capela do Hospital, no 12º andar. O horário foi escolhido para que pacientes, visitantes e equipes do hospital possam aproveitar as belas imagens do pôr-do-sol no jardim. A paciente Maria Elizabeth Batalha conferiu uma das apresentações e se emocionou com a iniciativa. “Principalmente em um local como um hospital, aonde as pessoas estão passando por diversas intempéries, sofrendo com dores, você ter a oportunidade de escutar um concerto de violino é fundamental. Acho que isso muda todo o clima das pessoas”, conta ela.

O Programa beneficia tanto pacientes quanto quem atua no hospital contribuindo para um ambiente harmonioso. “Isso é um cuidado que a Rede Mater Dei de Saúde proporciona para a gente”, reconhece Marilac Silvani Andrade, técnica em enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica – UTIP. Ao falar da importância de um acontecimento musical dentro do espaço hospitalar, a colaboradora confirmou o efeito positivo do Pra você ficar bem. “Um paciente satisfeito é 99% de um colaborador satisfeito. Porque se o colaborador estiver bem ele presta um serviço de qualidade. E ouvindo músicas como essas, com a qualidade que foi tocada e com o carinho que foi tocado, isso faz um bem enorme”.

Realidade na Rede Mater Dei desde 2010

No Mater Dei Santo Agostinho, a música faz parte do cotidiano dos pacientes, familiares e colaboradores desde 2010. Idealizado pelo fundador do Mater Dei e presidente do Conselho de Administração, José Salvador Silva, em parceria com a pianista Myrian Aubin, o projeto Música no Hospital acontece de segunda a sexta-feira, de manhã e tarde, no hall do 5º andar do Bloco II. Nas apresentações, vários pianistas se revezam para estar no hospital e tocar músicas diversas, cujo repertório varia da música erudita aos clássicos da MPB. “A música humaniza o ambiente hospitalar faz com que as pessoas possam viajar para outras paragens e também com que se sintam mais integradas e mais acolhidas no ambiente hospitalar num momento que, muitas vezes, é difícil na vida delas”, declara Henrique Salvador, presidente da Rede Mater Dei de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.