Mater Dei oferece música para pacientes e acompanhantes

No dia 22 de outubro, a Rede Mater Dei de Saúde inaugurou o Programa “Pra você ficar bem – Música”, no Mater Dei Contorno, em Belo Horizonte (MG). A iniciativa, que oferece apresentações de violino com repertório variado, tem o intuito de criar um ambiente hospitalar mais agradável e auxiliar na recuperação dos pacientes. O projeto reflete o cuidado da Rede Mater Dei de Saúde em oferecer um atendimento diferenciado, personalizado e humanizado.

O Programa acontece, de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h, no Jardim do 13º andar do Mater Dei Contorno. Em dias de chuva, as apresentações acontecem na capela do Hospital, no 12º andar. O horário foi escolhido para que pacientes, visitantes e equipes do hospital possam aproveitar as belas imagens do pôr-do-sol no jardim. A paciente Maria Elizabeth Batalha conferiu uma das apresentações e se emocionou com a iniciativa. “Principalmente em um local como um hospital, aonde as pessoas estão passando por diversas intempéries, sofrendo com dores, você ter a oportunidade de escutar um concerto de violino é fundamental. Acho que isso muda todo o clima das pessoas”, conta ela.

O Programa beneficia tanto pacientes quanto quem atua no hospital contribuindo para um ambiente harmonioso. “Isso é um cuidado que a Rede Mater Dei de Saúde proporciona para a gente”, reconhece Marilac Silvani Andrade, técnica em enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica – UTIP. Ao falar da importância de um acontecimento musical dentro do espaço hospitalar, a colaboradora confirmou o efeito positivo do Pra você ficar bem. “Um paciente satisfeito é 99% de um colaborador satisfeito. Porque se o colaborador estiver bem ele presta um serviço de qualidade. E ouvindo músicas como essas, com a qualidade que foi tocada e com o carinho que foi tocado, isso faz um bem enorme”.

Realidade na Rede Mater Dei desde 2010

No Mater Dei Santo Agostinho, a música faz parte do cotidiano dos pacientes, familiares e colaboradores desde 2010. Idealizado pelo fundador do Mater Dei e presidente do Conselho de Administração, José Salvador Silva, em parceria com a pianista Myrian Aubin, o projeto Música no Hospital acontece de segunda a sexta-feira, de manhã e tarde, no hall do 5º andar do Bloco II. Nas apresentações, vários pianistas se revezam para estar no hospital e tocar músicas diversas, cujo repertório varia da música erudita aos clássicos da MPB. “A música humaniza o ambiente hospitalar faz com que as pessoas possam viajar para outras paragens e também com que se sintam mais integradas e mais acolhidas no ambiente hospitalar num momento que, muitas vezes, é difícil na vida delas”, declara Henrique Salvador, presidente da Rede Mater Dei de Saúde.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.