Livro aborda gestão de risco e como lideranças podem resolver problemas no mundo atual

A médica Andréia Loures-Vale lança seu livro ‘Domador de Rinocerontes’. A partir de sua experiência corporativa, em consultórios e hospitais, empreendimentos e como mentora, ela conta como um líder precisa se adaptar e saber descobrir quais as suas principais soft skills – as habilidades não técnicas de um profissional – para colocar na prática uma boa gestão de riscos, que não é uma tarefa fácil. Para ela, é importante ressaltar que nossas carreiras e nossos projetos de vida estão sim, neste momento, ameaçados por “bombas atômicas sucessivas” – vide a pandemia da Covid-19. E é preciso mudar nosso estado de consciência para superar problemas e gerir bem os perigos. Por isso, aprender a se tornar um ‘domador de rinocerontes’ é tão relevante.

De acordo com Loures-Vale, a ideia do livro veio quando buscou ações disruptivas na sua rotina, após algumas décadas superando problemas, fracassando, aprendendo, sendo bem-sucedida, pesquisando e estudando. “Resolvi dedicar os últimos três anos para sistematizar o que aprendi e escrever este livro. Trata-se de uma obra com uma proposta prática para funcionarmos em um grau mais elevado de consciência, resolvermos os desafios profissionais e pessoais de forma mais eficaz e alcançarmos nossos objetivos de vida”, conta a autora.

Ainda de acordo com ela, este movimento de reinventar tem tudo a ver com o livro ‘Domador de Rinocerontes’ – um guia sobre as lideranças do futuro. “Ser um líder nesta nova era significa principalmente liderar a si mesmo, ser capaz de se reinventar quantas vezes a vida demandar. Também tenho trabalhado em conteúdos e metodologias que possam ajudar as pessoas a se inserirem melhor no mundo de hoje – abordando habilidades necessárias, entendimentos de gestão de vida pessoal e profissional e acoplando toda a minha experiência”, explica Andréia.

Durante a obra, a autora propõe um método – uma receita – para gerenciar as incertezas do dia a dia. “Este livro pode te ajudar a criar suas próprias referências no movimento de sair do ponto em que está na vida e se deslocar até o ponto em que deseja chegar. Esse vislumbre que preparei, às vezes, ganha forma literária, outras vezes formas reflexivas diretas, seja seguindo a história de ficção (inspirada em situações vividas por pessoas reais), ou refletindo sobre as conclusões que você tirará dessas histórias. Ao longo do livro é possível mergulhar em um oceano de descobertas sobre como é realizar transformações pessoais nesta época da humanidade: uma era marcada pelo caos”, revela a especialista.

No decorrer da obra, o leitor poderá se guiar pela metáfora do ‘domador de rinocerontes’, nome dado aos que têm habilidades de antever o futuro com base no presente, aos ‘resolvedores de problemas’. “Se quiser, ao invés de ser atropelado pelos problemas, poderá domá-los. Poderá antever a chegada do rinoceronte na sua sala, analisando constantemente o seu entorno e ‘antevendo’ os acontecimentos, por meio das próprias habilidades”, relata Andréia.

A autora esclarece que quando estamos diante de desafios, de questões que nos causam desconforto, nosso cérebro ‘entende’ isso como ameaça. Como uma parte de nosso cérebro é focado em nos fazer sobreviver, qualquer circunstância desconhecida pode ser lida como passível de ser perigosa. A reação então pode ser de fuga, paralisia ou até mesmo de enfrentamento em situações de desvantagem.

Dessa forma é importante ter em mente o que está acontecendo e dar nome ao problema, pois assim o cérebro entende que é algo conhecido e fica mais fácil pensar em soluções e saídas, chegando a outra etapa da metodologia. “Precisamos usar essa metodologia para todas as mudanças da vida. No mundo corporativo, durante meus anos de experiência, consegui perceber que muitos métodos utilizados no negócio poderiam ser usados na nossa vida particular, mas acabamos não percebendo isso por não conectarmos nossa vida pessoal com a profissional”, diz a especialista.

A obra também conta com o respaldo de grandes nomes, entre eles: Alexandre Gonçalves, Cristiano Kruel, Christiano Silva, Heloisa Úngaro, Luiz Eduardo Buccos Silveira, Luiz Fernando Pedrucci e Shana Wajntraub. Para Alexandre Gonçalves, diretor da unidade de negócios Institucional e Cuidados Especiais no laboratório Aché, que tem mais de duas décadas de experiência como executivo da indústria farmacêutica, por meio de uma parábola, a autora traz uma abordagem simples e didática para lidar com problemas inesperados que podem surgir em nossa vida pessoal e profissional. “Ela apresenta uma metodologia eficaz que nos ajudará no controle de nossas emoções diante dessas situações imprevistas”, aponta.

“Ao ler o ‘Domador de Rinocerontes’, você compreenderá melhor o ambiente em que vivemos; entenderá as dinâmicas e os princípios da Era do Caos; aprenderá a canalizar a força criativa dos acontecimentos perigosos para a realização de seus sonhos; conhecerá as cinco habilidades necessárias e como treiná-las; aprenderá o diagrama RINO-DOMA, essencial para avaliar os problemas que desafiam você antes de começar a tentar domá-los; e entenderá o fluxograma da aplicação prática desses conceitos em suas situações reais. Em resumo, eu espero que você, leitor, ao terminar a última página e fechar o livro, abra novas portas de compreensão e intervenção em sua realidade, principalmente diante daqueles problemas que parecem insolúveis e desesperadores”, finaliza Andréia.

Autora

Andréia Loures-Vale é médica cardiologista, mãe de três filhos, escritora, professora e palestrante. Também já foi Presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia e Diretora da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Mestre em Biologia Molecular, pós-graduada em Gestão de Negócios e acumula diversas experiências corporativas em indústrias farmacêuticas. No meio de tudo isso, ainda conseguiu ser DJ e produtora cultural, locutora, apresentadora de TV e empreendedora. Andreia também é autora do livro ‘Um sonho de profissão’ e agora do livro ‘Domador de Rinocerontes’.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.