Ministério da Saúde visita Telessaúde-UFRGS e prorroga convênio até 2023

Foto: Angélica Pinheiro e Kémili Valduga

O Telessaúde-UFRGS recebeu na sexta-feira (24) a visita do secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara, e do Pró-Reitor de Graduação Leandro Raizer. O objetivo foi conhecer as instalações do canal 0800 644 6543, que presta consultorias por telefone a médicos, enfermeiros e dentistas da rede de atenção básica de todo o Brasil.

O serviço, que conta com o suporte gerencial da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS), responde dúvidas dos profissionais do SUS, em tempo real, sobre diagnóstico e manejo dos seus pacientes, aumentando a resolutividade das equipes e proporcionando um atendimento especializado no próprio município de residência das pessoas.

O 0800, que funciona desde 2013, é fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O secretário Raphael Câmara conversou com alguns consultores sobre como o trabalho é realizado e acompanhou a realização das consultorias em tempo real. Foram apresentados os dados sobre o serviço em relação às metas atingidas do convênio e discutidas oportunidades de aumento do número de consultorias para os municípios mais carentes de cuidados especializados, principalmente no Norte e Nordeste do país.

Para o vice-coordenador geral do TelessaúdeRS-UFRGS, Natan Katz, “a visita do secretário reconhece e valoriza o trabalho desenvolvido pela universidade no apoio que a equipe do TelessaúdeRS faz aos profissionais de saúde da Atenção Primária de todo o Brasil”.

Mais 52 mil teleconsultorias

Durante a agenda em Porto Alegre, o secretário também conheceu a reitoria da universidade. Na oportunidade, foi acertado o aditamento do convênio até abril de 2023 para a realização de mais 52 mil teleconsultorias para os médicos, enfermeiros e dentistas da Atenção Primária à Saúde do Brasil.

O Reitor da UFRGS, Carlos André Bulhões, destacou o empenho do Pró-Reitor de Inovação e Relações Institucionais, Geraldo Jotz, que trabalhou na ampliação do convênio junto ao governo federal, e reforçou a importância do TelessaúdeRS-UFRGS como uma referência na área no país. “O sistema tem altos índices de resolutividade e ajuda a solucionar 3 a 4 casos consultados, em municípios de todo o Brasil. É mais um importante serviço prestado pela universidade com resultado prático efetivo para a sociedade”, destacou Bulhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.