Neurocirurgiã brasileira cria curso de formação sobre sistema endocanabinoide e cannabis medicinal

As recentes descobertas pela ciência sobre o sistema endocanabinoide e a importância dele para o bom funcionamento do corpo humano fizeram surgir uma nova fronteira na medicina que, se bem aplicada, pode transformar a vida de pessoas que sofrem das mais variadas doenças: a terapia canabinoide. No entanto, apesar das milhares de pesquisas científicas sendo realizadas em todo o mundo, da alta demanda de pacientes em busca de tratamento diante das evidências de sucesso, a cannabis medicinal ainda encontra resistência, estigma e um baixo número de profissionais aptos a prescrever medicamentos à base da planta.

Diante deste cenário, a neurocirurgiã Patrícia Montagner, uma das principais especialistas brasileiras no tema, criou a WeCann Academy, uma plataforma de formação médica que abordará os principais recursos para a prescrição da cannabis medicinal. O curso, que terá sua primeira turma em março, é totalmente online, com cinco módulos e sete semanas de duração, proporcionará ao aluno uma atualização semanal sobre artigos científicos e mentorias com a participação de diversos especialistas nacionais e internacionais para discussão de casos clínicos.

“Há inúmeros exemplos de aplicação da medicação, entre as quais o tratamento de dor crônica, dor neuropática, fibromialgia, doença de Parkinson, Alzheimer, epilepsia, doença inflamatória intestinal, transtornos de ansiedade, insônia e nos cuidados paliativos de pacientes oncológicos, todos cientificamente embasados. Por isso, é preciso oferecer educação e formação para que os médicos possam prescrever essa ferramenta terapêutica a seus pacientes com segurança e eficácia”, explica a médica, que trata em sua clínica mais de 800 pessoas de todas as regiões do país.

Além do tabu que existe em torno do assunto e da inexistência de disciplinas na graduação e pós-graduação das ciências médicas, a desinformação tem sido um dos principais entraves para a popularização do tratamento. No entanto, a pressão por parte dos pacientes e as novas perspectivas para a fabricação de medicamentos derivados da cannabis, apontam para a importância de capacitar os profissionais. “Estamos apenas no início desta jornada, mas as evidências científicas e a robustez dos resultados observados diariamente na qualidade de vida de milhares de pacientes comprovam o potencial disruptivo dessa ferramenta terapêutica, que deve ser ampliada para os colegas de todas especialidades e áreas de atuação da medicina”, diz a neurocirurgiã.

WeCann Academy

Formado por experts de alto nível de diversos países e com um custo de R$ 7.500, o programa de Certificação Internacional em Medicina Endocanabinoide da WeCann Academy é totalmente online e contempla os fundamentos do Sistema Endocanabinoide (Endocannabinoid System – ECS), os conceitos-chave em torno da cannabis medicinal, apoiando-se em evidências científicas e na ampla experiência prescritiva de seu corpo técnico.

Serão oferecidas masterclasses, aulas complementares, sessões de atualização sobre os mais recentes estudos publicados, mentoria para discussão de casos clínicos e uma apostila digital com um rico detalhamento técnico. A WeCann Academy inclui, ainda, a participação em uma comunidade médica exclusiva, que proporciona o embasamento científico e a troca de experiências necessárias para a prescrição segura da cannabis medicinal. Durante todas as semanas do curso serão discutidos casos reais de pacientes que se beneficiam do tratamento a fim de orientar, de forma prática, a incorporação da cannabis como uma ferramenta terapêutica no dia-dia do profissional.

O corpo docente da WeCann Academy é atualmente composto por 12 renomados especialistas do Brasil e do exterior, entre os quais o cirurgião oncológico Leandro Ramires, o ortopedista Ricardo Ferreira, a médica colombiana Paolla Cubillos, o biólogo e professor eslovênio Gregor Zorn e a engenheira americana, Mara Gordon. “Conhecer o sistema endocanabinoide e sua participação nos processos fisiológicos e patológicos torna o médico mais capacitado para oferecer alívio e conforto aos pacientes que, até então, não contavam com tratamentos eficazes”, avalia Leandro Ramires, um dos mentores da WeCann.

Programa:

1 – Aspectos Históricos da Cannabis Medicinal
Relatos históricos dos primórdios do uso da cannabis para fins medicinais, passando pelo processo de proibição do uso da planta, até as descobertas científicas que desvendaram a sua aplicação na medicina.

2 – A Planta Cannabis
Aspectos técnicos da planta, diferentes quimio-variantes, principais métodos de cultivo e as propriedades medicinais dos agentes químicos, os fitocanabinoides e os terpenos.

3 – O Sistema Endocanabinoide
Visão detalhada do sistema endocanabinoide, responsável por regular praticamente todos os processos fisiológicos e patológicos do corpo humano.

4 – A Cannabis como Medicamento
Abordagem da cannabis como medicamento, os principais métodos de extração da medicação, as diferenças entre as formulações e as vias de administração, aspectos farmacocinéticos, efeitos adversos mais comuns e orientações para prescrições mais seguras e assertivas.

5 – Aplicações Clínicas
Principais aplicações dos derivados canabinoides, fundamentadas na medicina baseada em evidências e integrada à discussão prática de casos clínicos com especialistas nacionais e internacionais com vasta experiência prescritiva na terapêutica canabinoide.

Período: 7 semanas

Custo: R$ 7.500,00 (à vista e parcelado)

Certificação internacional

Informações: wecann.academy

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.