No Hospital Universitário de Jundiaí, serviço de diagnóstico de imagens oferece ambiência aos pacientes

Nos últimos anos, o Hospital Universitário de Jundiaí (SP) passou por diversas mudanças tecnológicas. Novos exames, ferramentas, insumos e instrumentos foram aperfeiçoados na busca por diagnósticos e tratamentos mais precisos. Com essa modernização vem também o atendimento humanizado. Pensando assim, o serviço de diagnóstico de Imagens estabelecido dentro da instituição, transformou o espaço de atendimento como salas de RX, tomografia, sala de espera e recepção em ambientes mais acolhedores.

Por ser um hospital de referência materno-infantil, as primeiras salas que passaram por essas reformulações ganharam temas infantis. “Resolvemos deixar as salas de procedimentos mais acolhedoras e com uma ambiência mais confortável. Quando as crianças vêm para o exame, é preciso que elas fiquem calmas e tranquilas, e os desenhos proporcionam isso”, comentou Leandro Fernandes Toffoli, idealizador do projeto.

Para a mãe da pequena Etyene Fernanda Araujo Freire, 9 anos, que estava maravilhada na sala de espera, Aline Araujo, 30 anos, os adesivos deixam as crianças mais calmas. “Eu amei, pois as crianças chegam aqui com medo e essas imagens ajudam a distraí-las”, falou ela.

De acordo com Leandro, a equipe já sentiu muita diferença depois da mudança. “Acaba o exame, o paciente não quer sair da sala. Quer ficar brincando! Na sala de espera, notamos que diminuiu o choro dos pequenos pacientes. Ou seja, a criança já fica calma mesmo antes de entrar para o procedimento”, concluiu.

Futuras mudanças estão no cronograma para as salas de ultrassonografia. “Queremos colocar adesivos com tema de maternidade para as mamães que passarão por exames”, conclui.

Ambiência consiste na qualificação do espaço construído por meio de atitudes e recursos que provocam estímulos sensoriais benéficos às pessoas favorecendo a humanização do ambiente hospitalar.

Redação

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