Palestra aborda “Transferência: um enlaçamento possível no tratamento das psicoses?”

No dia 3 de agosto, às 12h, a psicanalista Nathalia Figueira, membro da Escola Lacaniana de psicanálise do Rio de Janeiro, fará uma palestra no Centro de Estudos da Casa de Saúde Saint Roman, sobre o tema “Transferência: um enlaçamento possível no tratamento das psicoses?”.

Segundo ela, a direção do tratamento na psicanálise é sempre embasada em aspectos técnicos e éticos que devem ser constantemente pensados por aqueles a quem está endereçada a palavra, seja no consultório particular ou no âmbito institucional.

“Para pensarmos a direção do tratamento no campo das psicoses é fundamental e necessário fazer uma primeira separação dessa estrutura do campo das neuroses. Tal distinção nos servirá de guia para pensarmos no tratamento possível da estrutura psicótica. Dessa forma lanço uma primeira questão: de que forma manejar o tratamento da psicose à luz do conceito de transferência? E a transferência entre os profissionais de uma instituição? essa pode ajudar o paciente? A partir de um caso clínico trataremos do manejo da transferência e das manobras exigidas para o tratamento da estrutura psicótica. Manobras que exigem o desprendimento em dar sentido e uma certa dose de invenção para não recuar diante das peculiaridades dessa estrutura tão enigmática”, explica Nathalia.

A palestra será transmitida ao vivo pela página do Facebook da Casa de Saúde Saint Roman.

O evento é aberto ao público. Para participar, basta acessar: www.facebook.com/saintroman.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.