Panorama das Clínicas e Hospitais: transformações e o que esperar em 2021

A maior pandemia do século XXI acelerou as mudanças e fez com que o setor da saúde se reinventasse em seus diversos segmentos. Atentos a este cenário, a Doctoralia, plataforma de agendamento de consultas, e o TuoTempo, avançado sistema de relacionamento com o paciente, desenvolveram o ‘Panorama das Clínicas e Hospitais 2021’, estudo que apresenta todo o impacto dessa transformação no mercado e o que esperar do setor para o próximo ano.

A pesquisa, que entrevistou 340 profissionais de centros médicos ao redor do país, apresentou números importantes em relação à incorporação dos adventos tecnológicos. Mais de 70% das instituições já disponibilizam o atendimento via telemedicina a seus pacientes. Dentre elas, 24% já aderiram à prática plenamente e 48% tiveram adesão de parte dos profissionais. Somente 28% das instituições de saúde ainda não disponibilizam o atendimento online.

Isso mostra que, desde abril, quando a ferramenta foi autorizada, especialistas e centros médicos começaram a buscar pela ferramenta mais adequada, segura e profissional para realizar consultas à distância, aprendendo junto ao paciente a lidar com as particularidades da modalidade.

“A pandemia trouxe diversas mudanças para a vida das pessoas, para os negócios e, principalmente, para a medicina. A pesquisa ajuda a entender as transformações que ocorreram na prestação de serviço de saúde à população. Com os resultados, muitas dúvidas sobre o ‘novo normal’ são esclarecidas e as informações podem servir como guia para investimentos futuros”, ressalta Cadu Lopes, CEO da Doctoralia.

Devido às orientações de distanciamento e isolamento social logo no início da pandemia, mais de 84% dos centros médicos sentiram uma queda no movimento. Essa redução foi entre 30% e 50% para a maior parte das instituições (58%). Apenas 9% dos entrevistados alegaram que o fluxo de pacientes se manteve estável durante este período, e 6,5% apresentaram um aumento no número de consultas.

Os dados comprovam a eficácia da telemedicina, que se consolida como uma grande aliada na manutenção dos cuidados com a saúde da população em tempos de isolamento social. Confira a pesquisa completa: clinicas.doctoralia.com.br/panorama-das-clinicas-e-hospitais-2021/baixar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.