Patas Therapeutas comemora 10 anos de atuação

Aliar os benefícios emocionais e físicos da convivência com animais é a missão da ONG Patas Therapeutas, que, em 2022, completa 10 anos de atuação. A entidade se dedica a levar cães, gatos, bichos de estimação silvestres e exóticos a hospitais, residências de idosos e abrigos de crianças – com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas por meio do contato com os animais -, além de realizar visitas a feiras, empresas e eventos corporativos.

A instituição atua com intervenções assistidas por animais nas áreas de atividade, terapia e educação. Ao longo de 10 anos, a Patas já trabalhou com 183 animais de diversas espécies, como cães, gatos, furões, coelhos, pássaros, porquinhos-da-índia e twisters. Realizou aproximadamente 1.700 visitas a 25 instituições e cerca de 460 visitas a empresas e eventos. O número de beneficiados também impressiona: nesse tempo de atuação, a entidade já realizou 8.600 atendimentos diretos (assistência direcionada a enfermos realizadas pelos animais terapeutas) e cerca de 26.000 atendimentos indiretos (com outras pessoas impactadas nas visitas, como, por exemplo, profissionais que trabalham em um hospital, mesmo não fazendo parte do grupo atendido).

“Os benefícios do contato com esses animais são inúmeros, vão desde melhora na habilidade motora e redução de ansiedade e solidão até aumento da autoestima e retenção de foco e atenção, em idosos, crianças ou adultos funcionais com uma rotina de trabalho estressante”, explica Silvana Fedeli Prado, Diretora-Presidente da ONG.

Para que esse trabalho cumpra sua missão, os animais precisam estar com a saúde em dia, cumprindo rígidos protocolos internacionais de sanidade e de comportamento. Para isso, a Zoetis – especialista em saúde animal – apoia a instituição por meio do fornecimento de medicamentos. “É de extrema importância que os animais que entrem em contato, especialmente com pacientes em hospitais, estejam saudáveis, por isso a nossa atuação junto ao Patas é fundamental para o trabalho da instituição. Estamos juntos nessa missão tanto para despertar a população tanto quanto à importância e às vantagens da interação com os bichos como também no cuidado contínuo dos animais”, diz Emilene Prudente, Gerente de Produtos em Animais de Companhia da Zoetis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.