Projeto oferece rede de apoio psicossocial gratuita para profissionais da saúde

Em resposta às demandas impostas pela pandemia da Covid-19, profissionais da linha de frente foram expostos ao esgotamento físico, emocional e psicológico. Pensando nisso, voluntários do setor da saúde se uniram a parceiros como a MV, Dr. TIS e outros para criar o projeto ‘Cuidando de Heróis’. A iniciativa oferece uma rede de apoio gratuita por meio de plataforma de teleatendimento. O espaço virtual é composto por médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, entre outros voluntários do setor. Os interessados podem participar de grupos de apoio psicossocial e rodas de conversas que ajudam a enfrentar o cenário atual. O objetivo é evitar níveis críticos de comprometimento da saúde física e psíquica/emocional — como estresse, ansiedade e Burnout.

A frente do projeto estão a administradora hospitalar Andréa Drumond e a psicoterapeuta Nazareth Ribeiro. A última é uma das pioneiras em atendimento psicoterapêutico online no país e atua neste formato desde 2003. “Idealizamos este projeto pensando no adoecimento emocional de profissionais de saúde que estão no front neste momento de pandemia. Nosso propósito é oferecer conforto e escuta empática e colaborativa para a dor destes profissionais, cuidando de quem cuida”, explica Nazareth.

Segundo Andréa, a intenção é desenvolver uma rede colaborativa para tratar de diversos assuntos, inclusive a segurança psicológica, a dor e até a finitude. “Trata-se de um trabalho que vai além de uma consulta ou teleatendimento, porque oferece ferramentas e suporte psicossocial, técnicas de relaxamento e descompressão e outras atividades que ajudarão os profissionais a lidarem melhor com este momento de tantas incertezas e ansiedade. É um projeto de pessoas ajudando pessoas,” esclarece.

Em busca de mais voluntários

Além do atendimento psicossocial, o projeto também disponibiliza espaço para quem deseja ajudar. “Nesse momento estamos realizando atividades com os profissionais que atenderam nosso chamado para colaborar. Estamos na fase de preparação desses voluntários que trabalharão no apoio e no suporte às equipes de saúde que atuam na linha de frente. Temos uma preocupação muito grande em dar o melhor treinamento a essas pessoas”, explica Andréa. “São doutores, mestres e muitos profissionais que estão interessados em colaborar e, ainda, sentem-se motivados para desenvolverem estudos nessa área, que tem trazido novos elementos a serem investigados, a partir da pandemia”.

Para saber sobre o atendimento ou o voluntariado, o site especial www.cuidandodosherois.com.br traz mais informações. Um vídeo no YouTube explica melhor a iniciativa, que tem ainda um perfil no Instagram (@cuidandodosherois). O projeto tem apoio da MV, Dr. TIS, Qualifica Consultoria e Educação em Saúde, Única Treinamento para Qualidade e Apta Psicoterapia e Neurofeedback.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.