Projeto proporciona momentos de comemoração no aniversário de pacientes internados

Paciente José Alves comemora aniversário ao lado da equipe

Retomado em julho deste ano e coordenado pela equipe de Psicologia do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí (SP), o programa ‘Parabéns pra você’, com foco na assistência humanizada prestada aos internados, visa um momento de alegria e descontração aos pacientes que acabam por passar o dia de seu aniversário no hospital. A iniciativa visa oferecer uma singela homenagem aos pacientes, recebendo da equipe do hospital o sentimento de amor e acolhimento. Na tarde desta quarta-feira (14), a psicóloga Alessandra Frurtado, iniciou a atividade na Clínica Mista da instituição. “Nosso foco é transformar esse projeto em um modelo de atendimento aos pacientes, visando às necessidades emocionais dos internados em um padrão totalmente qualificado, humanizado, acolhedor e confiável. É uma ferramenta de humanização pautada em celebrar a vida do paciente”, ressalta Alessandra.

Internado há oito dias, o paciente José Alves de Oliveira, foi surpreendido com um cupcake e um balão colorido pela equipe da unidade. “Agradeço de coração a todos que se dedicaram para realizar essa surpresa, fiquei muito emocionado e sou imensamente grato por comemorarem junto a mim esse dia. Agradeço a Deus pelos profissionais que colocou no meu caminho até o momento, todos aqui cuidam muito bem de mim. Essa com certeza foi a melhor festa de aniversário que recebi na minha vida, vou guardar todos vocês com muito carinho no meu coração. Que Deus abençoe os profissionais desse hospital e mais uma vez muito obrigado por tornarem o meu dia ainda mais feliz”, diz emocionado.

Responsável pela elaboração do programa na instituição, a psicóloga explica como a iniciativa é abordada. “Nós identificamos os pacientes internados que estejam fazendo aniversário no mês e realizamos um breve contato telefônico com um familiar, seguido de um mini questionário para compreendermos como é o dia desse paciente no seu aniversário, por exemplo: O paciente gosta de comemorar seu aniversário? Para ele é um dia especial? Exerce alguma religião e em detrimento dela pode celebrar esta data?”, relata.

A partir dessas informações, a equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) faz a checagem das restrições alimentares do paciente e possíveis adaptações para o preparo dos mini-bolinhos. A ação também conta com apoio do grupo de voluntariado, Visita Vicente, que disponibiliza a doação dos balões de festa para decoração do ambiente. O projeto é realizado também com pacientes Covid-19 em isolamento, por meio de uma sessão de videochamada com familiares e amigos, entrega de cartões e fotografias especiais. “É um pequeno gesto para estimular um momento de felicidade e contribuir com a recuperação do paciente”, resume a psicóloga.

Sidineia de Oliveira, cozinheira do HSV, foi responsável por confeccionar os cupcakes e compartilha o sentimento em poder participar dessa iniciativa. “É importante para mim ter a oportunidades de fazer parte de ações como essa, me sento muito feliz em receber a missão de tornar esse dia inesquecível para o paciente. Gosto muito do que eu faço e poder alegrar o dia de quem está internado com um simples gesto de carinho, faz tudo valer a pena, nos motiva a seguir em frente”.

“Nós levamos não somente ao paciente, como aos seus familiares a contribuição terapêutica no sentido de minimizar todo e qualquer sentimento de angústia, sofrimento, fragilidade física e/ou emocional decorrente da internação. Meu sentimento é de alegria e gratidão em poder proporcionar um dia repleto de emoção e amor, em uma data tão especial na qual eles irão se recordar com muito carinho”, finaliza Alessandra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.