Respirador de baixo custo entra em fase de validação e busca parceiros

97

Com o objetivo de contribuir para a solução de falta de respiradores que auxiliam no tratamento contra o novo Coronavírus, a cooperativa digital PopSolutions desenvolveu um ventilador pulmonar de baixo custo, que pode ser usado de maneira emergencial em regiões de pouco acesso a itens tecnológicos.

O projeto do OpenVentilator, como foi batizado o ventilador pulmonar, é resultado do trabalho árduo e cooperativo de pessoas de 21 países engajadas em encontrar uma solução viável para o gargalo da falta de equipamentos nos sistemas de saúde.

Por ter em seu princípio a ideia de ser uma solução open source (termo utilizado para descrever softwares de código aberto, sem custo de licença), todas as instruções para montagem do equipamento encontram-se disponíveis gratuitamente em um repositório de informações online, o que permite que o projeto seja continuamente melhorado e adaptado.

Testes clínicos

Até o momento, o OpenVentilator já foi testado com êxito em simuladores pulmonares. Os resultados mostraram-se satisfatórios e abriram caminho para uma nova etapa, a de testes clínicos. Superar este novo desafio é essencial para que o equipamento cumpra todos os requisitos clínicos e seja validado junto às autoridades reguladoras, tornando-o uma solução viável e acessível para quem mais precisa.

Por isso, a PopSolutions está em busca de parcerias com universidades, centros clínicos, hospitais e demais parceiros dispostos a colaborar com a iniciativa, a fim de viabilizar o funcionamento do OpenVentilator.

Doações

Por se tratar de um projeto sem fins lucrativos e desenvolvido de maneira colaborativa, o OpenVentilator também busca doações de empresas e pessoas físicas para que mais ventiladores possam ser construídos.

As doações podem ser realizadas em dólar ou real por meio dos seguintes links:

Doações em geral: gg.gg/doacaorespirador

Doações em Real (R$): gg.gg/doacaoemreais

Doações em Dólar (US$): gg.gg/doacaoemdolar

Informações: support@openventilator.io

Deixe seu comentário