Riofarmes mantém funcionamento normalizado durante estado de emergência contra o coronavírus

563

Como parte das medidas para evitar aglomerações e preservar grupos de risco, o Gabinete de Crise para Enfrentamento do Coronavírus, composto pela Secretaria de Estado de Saúde e outras pastas, recomendou que a população se adeque a uma rotina de menor mobilidade e contato. Apesar das restrições, as unidades Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais (Riofarmes) mantêm o funcionamento normalizado para atender a demanda da população do Rio de Janeiro por medicamentos especializados. Para os pacientes que se encaixem nos grupos de risco para a Covid-19 evitarem o deslocamento, a recomendação é que indiquem um representante para retirar o medicamento prescritos.

Além disso, a Riofarmes adotou maior espaçamento entre as cadeiras em área externa, evitando locais fechados. O atendimento interno é feito em pequenos grupos.

“Apesar das importantes medidas que estão sendo tomadas para evitar a propagação do vírus, serviços básicos e imprescindíveis à população estão mantidos, com reforço dos cuidados de higienização e ampliação do espaço entre o público. Outra prevenção à propagação do coronavírus é que possibilitamos que idosos, transplantados e portadores de doenças crônicas enviem uma pessoa de confiança para evitar o risco de exposição ao vírus. Estamos trabalhando para que as pessoas não saiam de casa desnecessariamente”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

Além dessas medidas, outras precauções estão sendo tomadas nas Riofarmes, como disponibilização de álcool em gel e montagem de tendas na área externa das unidades para diminuir a concentração o público na parte interior. Em casos de medicamentos com estoque suficiente, a retirada pode ser de quantidade equivalente a mais de um mês para reduzir a frequência de deslocamento e retorno à unidade.

A colaboração da população também é importante nesse momento de aumento de circulação do novo vírus. Funcionários e representantes de pacientes que apresentarem sintomas gripais são orientados a usar máscaras. Já para evitar aglomeração do público que precisa ir presencialmente às Riofarmes, está sendo solicitado que chegue com antecedência máxima de trinta minutos do agendamento e que respeite a distância de outras pessoas de pelo menos um metro.

As unidades Riofarmes estão localizadas nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, e o atendimento é por agendamento prévio.

As orientações para cadastro do representante e modelo de declaração autorizadora estão disponíveis no endereço eletrônico www.saude.rj.gov.br/medicamentos/medicamentos-especializados/como-ter-acesso

Deixe seu comentário