Roche Diagnóstica desenvolve testes PCR para detectar o vírus da varíola dos macacos

A Roche Diagnóstica, juntamente com a sua filiada TIB Molbiol, desenvolveu três kits diagnósticos para a detecção do vírus da varíola dos macacos, em resposta ao rápido crescimento de casos relatados nas últimas semanas na Europa e América do Norte. Os testes utilizam ensaios PCR – amplamente utilizados para identificação do vírus da Covid-19 – para detecção dos ortopoxvírus, incluindo o vírus da varíola dos macacos, a partir da coleta de amostras de lesões de pele humana.

Um dos kits, o LightMix® Modular Orthopox, detecta o ortopoxvírus, incluindo todos os tipos de vírus da varíola dos macacos, vindos da África Ocidental e da África Central. Outro kit é um teste específico que detecta apenas o vírus da varíola dos macacos (linhagem da África Ocidental e da África Central).

Para pesquisadores interessados em obter ambos os resultados, estará disponível um terceiro kit, que detecta simultaneamente os diferentes ortopoxvírus e fornece informações sobre a presença ou não de um vírus da varíola dos macacos (linhagem da África Ocidental e da África Central).

Os kits estarão disponíveis para uso em pesquisa na maioria dos países do mundo. No Brasil, a equipe da Roche Diagnóstica está acelerando o processo de importação dos testes para que sejam disponibilizados no mercado nas próximas semanas. Vale reforçar que os kits serão disponibilizados para qualquer instituição, seja no âmbito público ou privado. Os testes estarão disponíveis inicialmente como de uso exclusivo para pesquisa e, pela regulamentação brasileira, os laboratórios públicos e privados podem usar os testes de uso exclusivo para pesquisa para uso como diagnóstico, desde que estes laboratórios procedam com validação do ensaio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.