Simpósio marca primeiro ano do Centro de Fertilidade do Hospital Moinhos de Vento

30
Foto: Karine Viana

O Rio Grande do Sul é o terceiro estado que mais congela embriões. Foram mais de 7 mil somente em 2018 – o que representa 8% do total nacional. Entre os fatores que podem contribuir para esses números estão infertilidade, decisão das mulheres de adiar uma gestação e a necessidade de preservar os gametas em caso de pacientes que precisam se submeter a alguns tipos de tratamentos, como os oncológicos. A procura também cresceu entre casais homoafetivos, que representam 10% do público do serviço.

Para marcar o primeiro ano de atividades do Centro de Fertilidade do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS) a instituição promove, no dia 28 de novembro, o I Simpósio do Centro de Fertilidade. A atividade online e gratuita ocorre das 8h30 às 12h e reunirá especialistas de renome nacional e internacional, como o diretor clínico da Fertility Medical Group, Edson Borges, a presidente da Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida, Maria do Carmo Borges, e o chefe de Ginecologia e Reprodução Assistida da University da South Illinois University, Ricardo Loret de Mola.

Aspectos da infertilidade masculina, preservação da fertilidade em pacientes jovens e idade e reprodução serão alguns dos aspectos abordados no evento. A atividade tem coordenação do chefe do Serviço de Fertilidade e Reprodução Assistida do Hospital Moinhos de Vento, Eduardo Pandolfi Passos, e pela coordenadora médica do Centro de Fertilidade do Hospital, Isabel Cristina Amaral de Almeida.

O Moinhos de Vento é um dos poucos no Brasil que conta com uma estrutura de reprodução assistida instalada dentro da instituição. De acordo com Passos, entre as vantagens apontadas para o serviço estão o uso de tecnologias inovadoras no laboratório de reprodução assistida, a segurança na guarda de material congelado (óvulos, espermatozoides e embriões) e o atendimento interligado aos outros serviços do Hospital, possibilitando um cuidado integral e humanizado ao paciente.

No Centro de Fertilidade são realizados investigação e tratamento de infertilidade, procedimentos de fertilização in vitro, congelamento de óvulos para postergação da maternidade e congelamento de gametas em pacientes oncológicos.  Isabel destaca que o evento, que envolverá profissionais das áreas de ginecologia, urologia e psicologia,  permitirá a troca de experiências e a atualização dos participantes, abordando aspectos relevantes nos dias de hoje, como criopreservação da fertilidade — tanto nos pacientes com câncer quanto naqueles que desejam adiar o projeto reprodutivo.

As inscrições podem ser feitas pelo no site iepmoinhos.eventize.com.br/eventos

Programação

8h30 – Abertura

9h –  Sessão: Pensando sobre a Infertilidade
Coordenadora: Isabel de Almeida (coordenadora médica do Centro de Fertilidade do Hospital Moinhos de Vento)

9h15 – Infertilidade masculina: Investigação
Daniel Zylbersztejn (coordenador de Medicina Reprodutiva do Grupo Fleury e Urologista do Hospital Albert Einstein)

9h30 – Preservação da Fertilidade em Pacientes Jovens
Edson Borges (Diretor Clínico da Fertility Medical Group)

9h45 –
 SOP e Infertilidade
Maria do Carmo Borges (Presidente da Rede Latinoamericana de Reprodução Assistida)

10h –
 Perguntas e Respostas
Idade e Reprodução
Ricardo Loret de Mola (chefe de Ginecologia e Reprodução Assistida da Universidade da South Illinois University)
Debatedora: Hitomi Nakagawa (Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida)

11h –
 Sessão: Repercussões da Reprodução Assistida – Atualizações
Eduardo Pandolfi Passos (chefe do Serviço de Fertilidade e Reprodução Assistida do Hospital Moinhos de Vento)

11h15 –
 Oocyte cryopreservation and postponing motherhood
Pasquale Patrizio (Diretor Yale Fertility Center e Fertility Preservation Program)

11h30 –
 Ser mãe e ser pai: o impacto da infertilidade
Helena Prado Lopes (Psicóloga do Instituto de Ginecologia da UFRJ – Setor de Reprodução Humana – Hospital Moncorvo Filho)

11h45 –
 Gestão pós-RA: riscos obstétricos
Edison Vieira da Cunha Filho (Chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento)
Perguntas e Respostas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.