Sistema para banho no leito da Gade: conforto e segurança

425

O banho é um dos momentos importantes durante uma internação hospitalar, principalmente em situações nas quais o paciente esteja acamado. Essa atividade deve proporcionar a sensação de relaxamento e conforto para auxiliar na aceleração do processo de sua recuperação. No entanto, quando as práticas corretas não são realizadas, existe o risco de contaminação e de gerar infecções.

Para reduzir esse risco, nos últimos anos, muitos hospitais têm investido no Sistema Ecoskin Banho. A solução é composta pelo sabonete líquido sem enxágue Ecoskin Health, produto desenvolvido nos Estados Unidos que ajuda na prevenção de escaras e úlceras, e pelo equipamento Ecoskin Care, que opera como uma ducha, desenvolvido pela Gade Hospitalar. O sabonete, à base de glicerina, vem pronto, basta colocá-lo no reservatório, acionar o botão do aparelho para aquecê-lo e escolher a temperatura.

Além disso, com a solução, um grande hospital público de São Paulo reduziu de 26 para 7 minutos o tempo de banho completo em paciente não-crítico, e de 55 para 18 minutos no caso de paciente obeso ou com lesão em comparação com o banho sem o uso do equipamento. Reduções de consumo de produtos por paciente também foram verificadas: de 4 para 2 pares de luvas; de 4 lençóis para 1; de 2 baldes para nenhum; e de 4 litros de água para zero.

Os dados de economia foram constatados em cinco grandes hospitais de São Paulo, um do Paraná, três do Peru e três do Uruguai.

“Além de otimizar o tempo dos técnicos, o sistema é silencioso e também reduz custos do hospital na área de hotelaria, pois como molha muito pouco a roupa, o peso na cobrança da pesagem de roupa molhada é menor”, explica a Enf. Erika Cadengue, da Gade, responsável pelo treinamento e implantação do produto nos hospitais.

Importante destacar que, com o uso dessa solução, os insumos e materiais que devem estar disponíveis para execução da atividade garantem a padronização do processo. Outra vantagem é a manutenção da temperatura do produto e o uso individualizado dos materiais por paciente, evitando contaminação cruzada.

Vale ressaltar que o equipamento é oferecido em comodato, a instituição de saúde adquire apenas o sabonete Ecoskin Health.

Informações: www.gadehospitalar.com.br

Deixe seu comentário