SOBRASP lança Núcleo de Informações Estratégicas

Um dos mais importantes desafios para os envolvidos e engajados na luta pela Segurança do Paciente é a disponibilidade de informações mais detalhadas sobre a evolução dos grandes eixos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) desde o seu lançamento pelo Ministério da Saúde (Portaria 529/2013).

Com o objetivo de ampliar o escopo de informações estruturadas sobre os componentes do PNSP, a Sociedade Brasileira Para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) lança um Núcleo de Informações Estratégicas.

A proposta é que, além dos dados já existentes no Notivisa 2.0 (sistema nacional de notificação de incidentes/eventos adversos), na autoavaliação das práticas de segurança do paciente das instituições e no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), a SOBRASP colete dados sobre o funcionamento dos núcleos, sua composição, principais iniciativas, exclusividade e especialização dos profissionais que os compõem, entre outros elementos.

Essas informações serão sintetizadas para a elaboração de um Relatório Anual SOBRASP sobre o panorama da Segurança do Paciente no Brasil. “As notificações de incidentes no cuidado de saúde vêm aumentando de forma sistemática, refletindo uma maior consciência sobre a sua importância para a melhoria em prol de um cuidado seguro. Os planos de segurança do paciente se apresentam de forma mais estruturada e progressivamente alinhados com as estratégias institucionais. Iniciativas de implementação de protocolos de segurança do paciente acontecem em centenas de unidades de saúde, em processos localizados ou colaborativos em larga escala” destaca o presidente da Sociedade, Victor Grabois.

Segundo ele, como sociedade técnico-científica diretamente relacionada ao tema da Segurança do Paciente, a SOBRASP julga como muito relevante que a sociedade brasileira e todos os interessados no tema disponham de informações mais abrangentes sobre toda essa realidade, formada pelos vários componentes do PNSP.

Primeira iniciativa: coleta de dados de estabelecimentos públicos e privados
O Núcleo de Informações Estratégicas inicia seu trabalho com foco nos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP). O grupo criou um formulário disponível no site www.sobrasp.org.br/NSP para ser preenchido pelo responsável técnico da unidade de saúde ou pelo coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente de estabelecimentos de saúde públicos e privados, secretarias estaduais e municipais de saúde. Todas as informações fornecidas estarão protegidas no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Todos os dados serão anonimizados e nenhum estabelecimento será identificado e nem categorizado.

Os dados serão compilados para gerar indicadores e outras estatísticas gerais, contribuindo para um diagnóstico público e gratuito que subsidie o desenvolvimento de políticas e estratégias que visem contribuir para a tomada de decisões relativas à Segurança do Paciente.

“Entendemos que essa iniciativa demanda múltiplos esforços, conjuntos e simultâneos de todos os interessados, e assim convidamos a todos que nos juntemos nessa caminhada em prol da Segurança do Paciente”, completa o presidente da SOBRASP.

PNSP

Em 2022 comemora-se nove anos do lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Esta iniciativa trouxe o tema da Segurança do Paciente para a agenda de muitos estabelecimentos de saúde em todo o Brasil.

Milhares de Núcleos de Segurança do Paciente foram criados em hospitais, unidades de atenção primária, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), centros de medicina diagnóstica, entre outros. A caminhada sistemática para o cuidado mais seguro se alicerça ao longo dos anos no trabalho de governos, agências reguladoras, sociedades técnico-científicas, universidades e centros de pesquisa, conselhos nacionais, hospitais públicos e privados, e órgãos de acreditação e de consultoria, expressando o trabalho e o esforço de milhões de trabalhadores da saúde, ainda mais exigidos nos últimos anos em decorrência da pandemia pela Covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.