Soluções de apoio a decisão clínica possibilitam maior agilidade no atendimento e padronização dos processos dentro dos hospitais

213

No cotidiano médico são inúmeros processos que demandam atenção dos profissionais para prestar o atendimento necessário ao paciente. Desde a chegada ao hospital, passagem pela triagem até a consulta são registradas diversas informações sobre a pessoa enferma que procura nos médicos a solução para seu problema de saúde.

Preenchimento de prontuário, solicitações de exames, prescrição de medicamentos, encaminhamento para especialistas e pedidos de internação fazem parte dos processos realizados diariamente pelos 466.135 médicos ativos no Brasil, número registrado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

As soluções de apoio a decisão clínica foram desenvolvidas com o intuito de padronizar esses processos e trazer mais agilidade ao atendimento, permitindo ao médico utilizar o tempo economizado para atender novos pacientes ou ainda para realizar outras atividades, como ler e estudar para ampliar cada vez mais seus conhecimentos.

Uma pesquisa da Elsevier, empresa global de informação analítica, mostrou que a solução de apoio a decisão clínica Order Sets é capaz de economizar tempo e cliques durante o atendimento médico. Em uma simulação em que são necessárias 11 indicações para o plano de tratamento do paciente, entre elas pedido de exames e medicação, são necessários 193 segundos e 54 cliques, realizados em 5 telas diferentes. Com o Order Sets, solução de apoio a decisão clínica criada pela Elsevier, esses números caem para 33 segundos e 15 cliques, realizados apenas em 1 tela, já que a solução agrega todos os painéis de pedidos em um só lugar e é integrada ao prontuário eletrônico.

“A solução é codificada com SNOMED-CT, LOINC, CID 9 e CID 10 e usa a terminologia adaptável com recursos de exportação e importação ideais, reduzindo o tempo da equipe de TI com a gestão. Tudo para tornar real a prática baseada em evidências e promover uma melhor experiência para o paciente e para o médico”, explica Claudia Toledo, Diretora de Clinical Solutions da Elsevier.

Por oferecer acesso fácil a conjuntos predefinidos de protocolos e prescrições em formato de check-list com tarefas, solicitações e testes específicos para pacientes e cenários no ponto de assistência, apresentando diretrizes e opções de tratamento baseadas em evidências, o Order Sets e as demais soluções de apoio a decisão clínica da empresa fazem com que o tempo médico-paciente seja empregado da forma mais efetiva, garantindo um melhor cuidado.

O Order Sets estará disponível para demonstração durante o CONAHP (Congresso Nacional de Hospitais Privados) que acontece do dia 26 a 28 de novembro, no Expo Transamérica. Os interessados podem ir até o estande da Elsevier para saber mais sobre o funcionamento do Order Sets e de outras soluções de apoio a decisão clínica da empresa.

Deixe seu comentário