Uberlândia: Unidades públicas são primeiras da América Latina acreditadas internacionalmente

Placa de certificação foi entregue ao prefeito Odelmo Leão na tarde desta sexta-feira (22). Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

O trabalho constante da Prefeitura de Uberlândia para garantir à população, cada vez mais, o melhor atendimento em saúde pública foi reconhecido internacionalmente com o recebimento da acreditação Qmentum International Diamond. A certificação foi concedida pela instituição canadense a 30 unidades de saúde do setor Sul, administradas pela organização social Missão Sal da Terra. Uma placa de certificação foi entregue ao prefeito Odelmo Leão, na tarde desta sexta-feira (22), no Centro Administrativo Municipal, pelos representantes da organização social.

Com esse reconhecimento, a cidade é primeira em saúde pública da América Latina a receber a certificação Qmentum International Diamond. A designação é o resultado de uma rigorosa avaliação de mais de dois anos de desenvolvimento de processos contínuos e gestão de serviços de saúde regidos pelos mais rigorosos padrões de excelência em atendimento e segurança ao paciente.

“Ter este reconhecimento internacional mostra o quanto a parceria com a Missão Sal da Terra é bem-sucedida e que os profissionais envolvidos estão trabalhando para oferecer o melhor em saúde para a população que, sem dúvida, é a maior beneficiada. Essa acreditação garante que os processos adotados pela nossa valorosa parceira atendem aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

A metodologia Qmentum International™ é aplicada no Brasil pelo Quality Global Alliance, por meio da aliança com a Health Standards Organization (HSO), que reúne especialistas do mercado para imprimir o mais alto nível de qualidade e excelência internacional ao sistema de saúde brasileiro, utilizando a experiência global de mais de 35 países e 15.000 instituições de saúde.  

A Missão Sal da Terra atua em 26 Unidades de Atendimento Primário à Saúde da Família (UAPSFs), bem como nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) São Jorge e Pampulha, UBS Pampulha e Ambulatório de Especialidades São Jorge, totalizando 30 unidades de saúde em Uberlândia. E, para conquistar a acreditação, precisa manter o alto nível de performance em todas as unidades.

De acordo com o Superintendente de Saúde, Arthur Pereira, a Acreditação em Rede Qmentum International Diamond traz para a Missão Sal da Terra o reconhecimento internacional de anos de dedicação e muito empenho de todas as equipes, que estão em constante busca de melhorias para a saúde do município de Uberlândia. “Sendo a primeira rede de atendimento à saúde pública da América Latina a receber a acreditação canadense, este título nos traz muita alegria e honra, mas também muita responsabilidade por tudo que foi feito e tudo que ainda está por vir, nessa parceria que temos com a Prefeitura de Uberlândia e que estimamos que cresça, para continuarmos esse trabalho de excelência”, diz.

Todos os membros da organização social foram incluídos no processo de acreditação, realizado por meio de visitas presenciais de monitoramento, entrevistas, acompanhamento on-line, entre outras etapas, a fim de se adequarem aos padrões utilizados na metodologia de avaliação da qualidade da prestação dos serviços no local de atendimento e incorporarem uma cultura de qualidade, segurança e cuidado, centrada no paciente e família em todos os aspectos.

Outras certificações

Essa não é a primeira vez que que unidades de saúde de Uberlândia recebem um selo de qualidade. A Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros São Jorge e Pampulha já têm a acreditação em Nível 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Elas estão entre as cinco unidades de saúde públicas do Brasil com esse reconhecimento, sendo as únicas de Minas Gerais.

A acreditação da ONA é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.