Unicid e Unifesp promovem Concurso Cultural na área da saúde

A Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, em conjunto com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), promove o onCampus, evento satélite do vinculado ao Health Business Summit (HBS), maior encontro de empreendedorismo da área da saúde na América Latina, com abertura dos trabalhos de forma remota no dia 1 de agosto, e competição local entre os dias 17 e 19 de setembro. A etapa final acontecerá entre fevereiro e março de 2022 na sede do HBS, em Belo Horizonte (MG).

O Health Business Summit (HBS) é uma associação sem fins lucrativos, não governamental, que está realizando o evento para fomentar empresas e projetos inovadores, na área das ciências da vida, com o propósito de potencializar talentos e conectar alunos e professores às habilidades que predispõem o empreender.

Com inscrições abertas no site até 30 de julho, o público-alvo são graduandos, pós-graduandos, professores e profissionais da saúde que tenham vínculo com as universidades parceiras do evento, e responsáveis pela primeira etapa OnCampus (Unicid e Unifesp), além de empresários e investidores.

A proposta do evento é promover um concurso cultural, no qual os participantes terão a oportunidades de competir com outros grupos no desenvolvimento de empreendimentos que movimentarão toda área da Saúde, com o objetivo fomentar projetos inovadores. Entre os dias 17 e 19 de setembro, os participantes estarão imersos no concurso, criando, desenvolvendo e apresentando suas soluções ao corpo de jurados do HBS.

O evento será dividido em 3 etapas, sendo elas, HBS OnCampus, Aceleradora HBS e HBS Finals. A primeira, doutores, mestres e acadêmicos de cada uma das instituições sede (Unifesp e Unicid), ou instituições parceiras (USP, Ufscar, Albert Einstein e UNINOVE) poderão se inscrever gratuitamente e formar grupos de 3 a 5 pessoas para transformar as propostas de projetos em modelos viáveis de negócio. A partir de então, os grupos terão aulas de desenvolvimento para viabilizar financeiramente as suas propostas.

Já na segunda etapa, as quatro equipes que avançarem, terão um projeto passado por um processo de aceleração, com o objetivo de amadurecê-los. As proposições que alcançarem destaque serão automaticamente classificadas para a etapa final a HBS Finals, que ocorrerá no início de 2022, na capital mineira, e concorrerão ao prêmio de R$ 100.000,00 para catalisação do seu projeto.

A etapa OnCampus do Health Business Summit tem apoio institucional da Unicid e Unifesp. “No caso de São Paulo, temos a integração dos estudantes das duas instituições, trabalhando em conjunto como um ‘OnCampus‘ online, que devem ter no mínimo 20 equipes participantes e ao menos 60 alunos envolvidos na criação e desenvolvimento desses projetos, com objetivo de conquistarem a premiação final de R$ 100 mil reais. Alunos de outras instituições interessadas também podem participar”, explica a coordenadora do curso de Medicina da Unicid, Denise Ballester.

“Nosso principal objetivo é potencializar talentos e conectar a graduandos e a docentes às habilidades que predispõem o empreender, através da capacitação dos participantes no reconhecimento de problemas e desenvolvimento de soluções, além da conexão dos indivíduos com interesse em impactar positivamente o sistema de saúde através do empreendedorismo e da inovação, via criação de times diversificados”, comenta Paulo Schor, docente da Unifesp e integrante da comissão organizadora do evento.

Em conjunto com a Unicid e Unifesp participam da organização do evento os alunos da UFABC, INSPER E USP. O HBS conta com o patrocínio da Biominas Brasil, TED Belo Horizonte, Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (SAMMG), Virtú, CMMG e Finit.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.