Unidades do Centro Especializado em Reabilitação recebem robôs para auxiliar no tratamento dos pacientes

147

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) comprou dois robôs para a rede CER – Centro Especializado em Reabilitação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). As unidades que receberam o equipamento foram o CER IV, em São Miguel Paulista e M’Boi Mirim, em São Paulo (SP).

Estudos reforçam a eficácia do uso das tecnologias de robótica para melhora funcional de membros superiores. O objetivo da reabilitação com robôs é maximizar a função residual de um paciente que foi submetido a uma cirurgia ou teve uma lesão ou doença no membro superior, como pacientes que sofreram AVC.

A tecnologia desenvolvida pela empresa VIVAX possibilita gravar informações como posição, trajetória, força, velocidade e explorar o desempenho motor durante os movimentos guiando o membro do paciente. Além disso, o equipamento auxilia o fortalecimento muscular, sensorial, coordenação motora, velocidade de movimento, permite aumentar de forma gradual os movimentos, auxiliando na melhoria dos parâmetros ao longo da reabilitação.

“Temos convicção de que o investimento em tecnologia assistiva é o caminho para mudar a vida das pessoas com deficiência. Investimos na compra de equipamentos para alunos da rede municipal de ensino e servidores municipais, e agora, com a compra dos robôs, vamos ajudar a solucionar uma demanda antiga da área da Saúde proporcionando uma reabilitação mais rápida e eficiente”, declara Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

A rede de cuidados à pessoa com deficiência tem a finalidade de ampliar o acesso, qualificar o atendimento, articular e integrar os serviços de saúde (da atenção básica, especializada e hospitalar) de forma a garantir a integralidade do cuidado às pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua.

Os CERs integram as diversas modalidades de reabilitação física, auditiva, intelectual e visual e realizam diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de Tecnologia Assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no município.

A cidade de São Paulo conta com 33 unidades da rede CER, 30 com atendimento à pessoas com deficiência física. As intervenções são realizadas por equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros.

Centro Especializado em Reabilitação – CER

CER IV – M’ Boi Mirim: Av. Alexandrina Malisano de Lima, 601 – Jardim Herculano

CER IV – São Miguel: R. Prof. Antônio Gama de Cerqueira, 347 – Vila Americana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

17 + 8 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.