Unimed Sul Capixaba faz 32 anos elevando saúde no sul do Estado aos níveis mais modernos

A Unimed Sul Capixaba completou 32 anos em 27 de dezembro. Idealizada por um grupo de médicos que buscavam oferecer um atendimento de qualidade e melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde, a operadora chega ao final de 2021 com uma das estruturas mais modernas e completas do país, que elevou o padrão de atendimento em saúde em toda a região sul capixaba, com atendimentos de demandas simples às mais complexas sem que o cliente precise sair da região.

Com 449 médicos cooperados, cerca de 1.000 colaboradores e 93 mil clientes em 30 municípios do sul do Espírito Santo, a Unimed Sul Capixaba enfrentou com planejamento e dedicação coletiva um dos momentos mais complexos vividos pela área da saúde, com a pandemia de Covid-19. “A inauguração de um novo hospital, a adequação da nossa estrutura de acordo com a evolução da pandemia e um planejamento minucioso criado pelo nosso Comitê de Enfrentamento à Covid-19 permitiram que déssemos uma resposta satisfatória aos desafios da pandemia”, ressalta o diretor-presidente Leandro Baptista.

O Hospital Unimed, principal investimento da cooperativa nos últimos anos, dedicou alas exclusivas aos serviços de Diagnóstico, Oncologia, Coração e Laboratório, que atuam de modo integrado com outras unidades próprias, como o Centro de Especialidades Unimed (CEU) e o Pronto Atendimento. A Unidade Coronariana e Neurológica (UCON), que traz o conceito de Unimed Coração, oferece um cuidado completo na área cardiológica e UTI exclusiva. A Unimed Oncologia é referência no atendimento e tratamento de câncer no sul do Estado e a única na região a contar com serviços de Radiologia Intervencionista e Genética Médica.

Já a Unimed Diagnóstico possui os equipamentos de performance mais avançada no mercado, como a tomografia computadorizada de corpo inteiro (único da região), a ressonância magnética de alta potência, o ecocardiograma, a mamografia 3D com compressor curvo (primeira utilizada no Estado). O Hospital também passou a oferecer o serviço de hemodinâmica. O equipamento que faz o procedimento foi o segundo instalado na América Latina e é único no país, sendo um dos mais modernos para a intervenção não invasiva.

Em 2021, com redução das taxas de internação por Covid-19, a Unimed Sul Capixaba pode retomar gradualmente alguns serviços, como as cirurgias cardíacas, hemodinâmica e outros procedimentos de baixa, média e alta complexidade. No período, alguns procedimentos inéditos na região foram feitos no Hospital Unimed, como uma cirurgia para remover um tumor cerebral de uma criança utilizando do método awake, com a paciente acordada; a primeira cirurgia de ablação por microondas, método ainda recente no Brasil no tratamento de câncer; o implante de cardiodesfibrilador interno subcutâneo; e uma videoartroscopia de tornozelo em uma criança, que demandou aparelhos específicos para a faixa etária.

Investimentos em tecnologia e modernização da Unidade do Centro

Mantendo uma gestão sustentável voltada para a excelência no atendimento e projetos para fortalecer ainda mais a marca Unimed na região, a Unimed Sul Capixaba tem investido para ampliar a gama de produtos e serviços e aumentar a segurança na assistência e a experiência dos clientes. O diretor-presidente da cooperativa, Leandro Baptista, ressalta que a tecnologia da Laura Inteligência Clínica, uma inteligência artificial capaz de monitorar os pacientes e identificar aqueles com trajetória de risco, foi o principal investimento com esse objetivo.

A ferramenta é fornecida pela healthtech curitibana Laura e já está presente em mais de 40 instituições de saúde, ajudando a reduzir o tempo de internação e de mortalidade hospitalar em 10% e 25%, respectivamente. “Com a Laura, a coleta e as análises de dados é toda automatizada, permitindo acesso rápido às informações dos pacientes e o monitoramento do quadro clínico em tempo real. Isso contribui para a redução de intercorrências e situações de gravidade que podem levar a necessidade de cuidados em UTI. É a inovação que vem somar ao cuidado”, afirma.

Atualmente, um dos projetos da cooperativa em curso é a modernização da Unidade do Centro. Em novembro, foi feita a primeira entrega deste projeto, com a inauguração da nova UTI Neonatal e Pediátrica (UTIN/UTIP) da Maternidade, que teve o número de leitos ampliados e ganhou novos equipamentos, tecnologias e mobiliário. Esta etapa da reestruturação compreende ainda uma nova fachada e Recepção Principal, junto à praça Gilberto Machado, com um posto de coleta do Laboratório Unimed; o Centro de Especialidades, com acesso e recepção exclusivos; modernizações no Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico; e duas Salas de Parto, com previsão de entrega em fevereiro de 2022.

O diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba acrescenta que ainda no primeiro semestre de 2022, de acordo com a evolução da pandemia, a segunda etapa das obras deve ser realizada, com a ampliação do Pronto Atendimento Adulto e Infantil e 15 leitos de internação. “Nosso objetivo é que esta unidade tenha o seu padrão alinhado ao do Hospital Unimed. Chegamos em um momento em que a área da Saúde no sul do Estado está equiparada aos maiores centros urbanos do país. Nosso papel, a partir de agora, é manter essa competitividade no mercado e oferecer a melhor atenção em saúde aos nossos clientes”, finaliza Leandro Baptista.

Colaboradores fazem entrega de brinquedos para crianças de instituições sociais

Crianças de oito instituições de Cachoeiro, Castelo e Mimoso do Sul receberam a visita de colaboradores da Unimed Sul Capixaba no final deste ano. O motivo? A entrega de brinquedos arrecadados pelas equipes que participaram das Olimpíadas Unimed.  Ao todo, os brinquedos foram destinados a 800 crianças, das entidades e projetos ACRIC Castelo, Projeto Banda Jesus de Nazaré, Projeto Crianças Unidas, Projeto Casa Verde, Projeto Crianças no Caminho do Senhor, Sopão da Rosinha, Comunidade Monte Belo e Orfanato Aprisco Rei Davi.

Na Associação das Crianças de Castelo (ACRIC), a criançada ficou eufórica e feliz com os presentes. Elas prepararam uma apresentação para os colaboradores da cooperativa e em seguida a entrega dos brinquedos foi feita. A auxiliar administrativa da instituição, Lorena de Aguiar Zardo, ressaltou que doações como essas são muito importantes para a entidade e as crianças, que se sentem agradecidas e valorizadas por recebê-las.

“A gente pensa sempre em criar momentos prazerosos para essas crianças, porque cada uma vem com a sua vulnerabilidade. Na entidade, pretendemos proporcionar um ambiente em que sejam felizes. Quando recebemos um brinquedo e doamos para uma criança que não ia recebê-lo, gera nelas carinho e elas se sentem agradecidas e valorizadas. E nós ficamos felizes em poder partilhar desse momento com elas”, destacou Lorena.

Voluntária na coordenação pedagógica musical do projeto Casa Verde, Jovania Lima Valiati, contou que algumas crianças que chamaram irmãos e primos, também em vulnerabilidade social, para participarem do momento e receberem brinquedos. Ela ressaltou que o projeto, localizado em Cachoeiro de Itapemirim, procura presentear a garotada em datas simbólicas, como Páscoa, Dia das Crianças e Natal.

“Este ano entregamos uma caixinha de bombom, e já não tínhamos expectativa de presente. Quando chegaram as doações da Unimed, demos mais um agrado para eles. Fizemos contato com as famílias avisando que teria o momento, e algumas crianças puderam levar os irmãozinhos. Nesse momento, vemos que elas não são interessadas só no que vão ganhar, mas também em dar de alguma forma”, pontuou. “Quando encontramos um parceiro que valoriza as datas especiais para as crianças, é muito importante”, completou.

As Olimpíadas, realizadas nos meses de setembro e outubro, substituíram neste ano a Gincana Unimed, já tradicional na cooperativa e que acontecia de forma presencial. “Por conta da pandemia, fizemos essa adaptação como forma de promover a integração dos profissionais e o trabalho em equipe e incentivar a solidariedade, que são valores fortes no Jeito de Cuidar Unimed”, destaca a coordenadora médica de Responsabilidade Social da Unimed, Fabíola Freitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.