Webinar “Versius®: A Evolução da Cirurgia Robótica” apresenta robô cirúrgico

No dia 20 de julho, às 18h, a CRM Surgical, empresa de dispositivos médicos com sede no Reino Unido, realiza o webinar ‘Versius®: A Evolução da Cirurgia Robótica’, voltado para o público de médicos cirurgiões e gestores hospitalares, marcando o lançamento oficial da chegada da empresa no Brasil. As inscrições podem ser feitas pelo link: bit.ly/2UkaMHc.

O evento também contará com o depoimento de cirurgiões nacionais e internacionais renomados que falarão sobre a experiência com Versius®, como Dr. Eduardo Parra-Davila, diretor de Cirurgia Minimamente Invasiva e Colorretal do Good Samaritan Medical Center, na Flórida .

O primeiro robô cirúrgico Versius®, um sistema robótico compacto, portátil e modular que pode ser movido para diferentes salas dentro dos centros cirúrgicos, já chegou ao Brasil e foi instalado na Rede D’Or São Luiz onde a empresa tem, em parceria, um Centro de Treinamento para demonstrações do sistema aos médicos cirurgiões e suas equipes de todo o Brasil.

Versius® representa uma revolução tecnológica que chega ao mercado brasileiro visando democratizar o acesso à cirurgia roboticamente assistida no país. A novidade acontece no momento em que a CMR Surgical anunciou, recentemente, o aporte de $ 600 milhões em rodada de financiamento série D de fundos de investimentos, liderada pelo SoftBank Vision Fund e coliderada pelo Ally Bridge Group, sendo o Brasil um mercado-chave para a companhia na estratégia de acelerar rapidamente sua expansão geográfica.

“O sistema robótico é utilizado com sucesso por médicos cirurgiões em centenas de cirurgias para diversas especialidades, como cirurgias colorretais, gastrointestinais, ginecológicas, hérnias, urológicas, além de cirurgia geral. Na fase pré-clínica, estão sendo realizados estudos nas áreas de cabeça e pescoço, e cirurgia torácica”, explica Mario Ferradosa, diretor da CMR Surgical para América Latina.

Benefícios para médicos, pacientes e hospitais

A cirurgia roboticamente assistida traz inúmeras vantagens para médicos, pacientes e hospitais. Entre os benefícios associados ao uso do robô cirúrgico Versius® estão a redução do risco de infecções, melhores resultados clínicos e menor tempo de permanência hospitalar com a recuperação mais rápida do paciente, menos complicações e reinternações. Os instrumentos de apenas 5mm contribuem para o menor trauma cirúrgico em comparação com os instrumentos tradicionais robóticos e laparoscópicos.

O robô também garante maior precisão na cirurgia, visualização por meio da visão 3D HD, além da possiblidade de trabalhar de forma mais confortável e com menor desgaste físico para o médico cirurgião, entre outros benefícios.

Outra vantagem é que o robô cirúrgico Versius® reduz a curva de aprendizagem para os cirurgiões interessados em realizar a cirurgia minimamente invasiva quando comparado com a cirurgia laparoscópica manual. Isso porque a tecnologia proporciona um treinamento mais simples e rápido com o fácil manuseio do equipamento. Na laparoscopia convencional, por exemplo, o médico cirurgião precisa aprender a realizar o movimento reverso para conduzir a cirurgia, enquanto com o robô cirúrgico esse problema é eliminado.

Já para os hospitais, Versius® representa um excelente custo-benefício tanto pelo modelo flexível para aquisição do sistema quanto pela tecnologia inovadora. Versius® é um robô cirúrgico móvel que se adapta as necessidades do hospital. “O hospital tem a flexibilidade para atender um número bem maior de cirurgias por dia e, com isso, mais pacientes e especialidades médicas serão beneficiadas pela cirurgia robótica assistida”, destaca Ferradosa.

O sistema robótico já foi submetido à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.