Dispensários eletrônicos auxiliam a assistência hospitalar e garantem tratamento correto ao paciente

Organizar medicamentos em meio à rotina corrida de um hospital não é tarefa fácil. Os aparatos eletrônicos são alternativas que agregam na qualidade na assistência do tratamento médico, principalmente em meio à pandemia do novo Coronavírus. O uso do dispensário eletrônico para insumos médicos em todos os andares do hospital, por exemplo, automatizou a logística hospitalar. “Essa solução tecnológica também reduz custos, otimiza estoque, garante segurança para o paciente, agilidade nos processos e, o mais importante, disponibilidade de tempo da equipe assistencial para prestar um acolhimento mais humanizado e próxima ao paciente”, complementa a gerente de Farmácia do Instituto Orizonti – do Grupo Oncomed, Suellen Pegnolato.

Segundo a farmacêutica, o grau de automação e segurança desses equipamentos permitiu que áreas complexas como CTI (Centro de Terapia Intensiva) fossem totalmente atendidas pelos dispensários eletrônicos. “Dessa forma, toda equipe assistencial consegue atender as demandas dos pacientes diretamente nos armários automatizados”, explica a farmacêutica.

Na prática

Para o coordenador de Enfermagem da Unidade de Internação do Orizonti, Pedro Henrique Franco, a tecnologia traz mais praticidade para o dia a dia dos profissionais de saúde. “ O equipamento é de fácil acesso, o que garante agilidade no uso e  um atendimento ágil ao paciente. Com ele, as equipes assistenciais conseguem ficar o maior tempo à beira leito do paciente, prestando maior assistência e evitando o deslocamento para os setores de farmácias”, conta. É  importante ressaltar que o aparelho é controlado por rígido sistema de segurança. “O acesso é por meio do  crachá de identificação do profissional e também há monitoramento de câmeras”, exemplifica. Dessa forma, a equipe consegue oferecer um tratamento mais completo e de qualidade. “Conseguimos promover o atendimento imediato para realização de alguns procedimentos (ex.: punção de AVP-Acesso Venoso Periférico, troca de fraldas, troca de curativos), maior presença da equipe assistencial no leito e no setor, e acompanhar o uso do equipamento pela equipe assistencial”, revela Pedro.

Inovação

“Inovar é um dos objetivos do Grupo Oncomed para garantir atenção integral ao paciente. A instituição não tem economizado esforços para implementar o que há de mais moderno no mercado hospitalar”, revela a farmacêutica. Além de acelerar o atendimento, o dispensário eletrônico garante mais organização e maior custo-benefício. “Integrado ao sistema de gestão do próprio hospital, os dispensários eletrônicos desempenham todas as funcionalidades necessárias para garantir uma boa gestão de estoque, inclusive com alertas de redução de insumos, câmeras que registram e arquivam todas as movimentações, além de acesso do profissional por biometria e rastreabilidade de toda dispensação de materiais e medicamentos, inclusive medicamentos controlados”, finaliza Suellen.

O Orizonti – Instituto Oncomed de Saúde e Longevidade oferece 57 especialidades e linhas de cuidados especiais para doenças crônicas com acompanhamento constante e individualizado que integram o modelo inovador de assistência médica. A logística hospitalar favorecida por uma estrutura bem planejada é um diferencial do instituto. A forma de construção e disposição das áreas assistenciais foi desenvolvida para o paciente circular o menos possível dentro do hospital. A jornada de cuidado e a forma de acolhimento ao paciente é outra inovação. O hospital tem profissionais especializados como Concierge (dedicado à área assistencial, para apoiar agendamentos de exames e consultas), navegador (apoiará o paciente durante seu plano de cuidado integral e multidisciplinar), mensageiro (responsável pelos deslocamentos e percurso dentro do hospital), capitão porteiro (exclusivos para acompanhar pessoas com pouca mobilidade).

Instituto Orizonti tem modelo inédito de assistência à saúde no país

Com robusta infraestrutura hospitalar, o Orizonti Instituto Oncomed de Saúde e Longevidade, trouxe para a capital mineira um novo modelo de cuidado à saúde da população. A integração dos tratamentos em diferentes áreas engloba os conceitos de longevidade, tecnologia aliada à humanização e inovação na forma de se pensar os desafios da saúde e qualidade de vida dos pacientes. Com capacidade anual de 27 mil internações, 35 mil cirurgias, 22 mil atendimentos no PA e 185 mil exames, o centro de saúde recebeu investimentos de R$ 350 milhões e foi planejado dentro dos pilares de desenvolvimento sustentável, com arquitetura que resulta num menor consumo de energia e uso mais racional dos recursos naturais. Um total de 57 especialidades e linhas de cuidados especiais para doenças crônicas com acompanhamento constante e individualizado completam o modelo de assistência disponível para pacientes particulares e de convênios médicos.

Estrutura

  • Pronto atendimento 24h de urgência e emergência
  • 252 leitos, sendo 60 de UTI
  • Centro cirúrgico completo: 15 salas de baixa, média e alta complexidade, 1 sala híbrida, 1 sala robótica, 2 salas de hemodinâmica
  • Radioterapia: aceleradores lineares e sistema de braquiterapia automatizados
  • Centro de Diagnóstico por imagem: ressonância magnética, tomografias computadorizadas, aparelhos de raios X, ultrassom, ecocardiograma, spect
  • Centro de Transplante de Medula Óssea (TMO)
  • 12 leitos VIP com antessala
  • 16 leitos de Hospital Dia
  • 7 salas de conforto família
  • 1 sala de conforto médico
  • 1 sala de conforto cirúrgico
  • Capela
  • Galeria de fotos da Serra do Curral
  • Restaurantes
  • Lojas de conveniência
  • Mirante

Sustentabilidade

O Orizonti é um empreendimento verde que nasceu de um projeto sustentável macro e segue toda a legislação ambiental recomendada pelos órgãos oficiais. O edifício bioclimático possui jardins internos e um dos maiores telhados verdes da América Latina. Seu terraço de 7 mil metros quadrados foi coberto por vegetação nativa que, além de ajudar na recomposição da paisagem da montanha da Serra do Curral, reduzirão o calor interno e o consequente gasto com ar condicionado. Profissionais do Orizonti integram, desde 2018, a Brigada de Incêndio dos Parques da região, e recebem, anualmente, formação para atuar de forma efetiva no controle e prevenção de incêndios da mata da Serra do Curral.

Arquitetura Integrada

Cercado pelas montanhas da Serra do Curral, o edifício, integrado ao meio ambiente, tem vista panorâmica de Belo Horizonte. Sua fachada espelhada permite a continuidade visual entre o prédio e a cidade. Os vidros contribuem com a ambientação interna, aumentando a incidência de iluminação natural e ventilação, resultando em menor consumo de energia e uso mais racional dos recursos naturais. Além disso, a maior parte do terreno é permeável para evitar acúmulo de água, funcionando como área de retenção, evitando alagamentos e erosões.

Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação

Para estimular, gerar e disseminar conhecimento por meio da investigação científica, haverá  formação e capacitação profissional, para o público interno e externo. A parceria com a FELUMA na cirurgia robótica, por exemplo, prevê cursos e treinamentos práticos para que profissionais de qualquer parte do Brasil possam se especializar. Estão previstos ainda, programas de residência médica, pesquisas científicas e discussão de casos clínicos.

Pronto atendimento 24h para paciente COVID e NÃO COVID
Consultas eletivas em mais de 5º especialidades médicas

Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes, 1355 – Mangabeiras, Belo Horizonte (MG)

Atendimento particular e convênios médicos. Central de atendimento: (31) 3299-1300

Informações: www.institutoorizonti.com.br

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.