Ações preventivas das lesões por pressão: problema atinge taxa de 69% em pacientes internados nas UTIs

Celebrado todos os anos em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde marca o aniversário da Organização Mundial da Saúde (OMS), que completa 75 anos atuando pela conscientização das pessoas a respeito da qualidade de vida e das diferentes condições que afetam a saúde populacional. A Mölnlycke, especialista em soluções e produtos médicos, compartilha desse objetivo e aproveita a data para difundir informações sobre as Lesões por Pressão (LPP), um grave problemas de saúde no país, que chega a uma taxa de 5,3% em unidades de internação médico-cirúrgica e atinge 69% em pacientes hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva.

Além de apresentar taxas elevadas entre pacientes internados, as LPP também prevalecem em pessoas com idade avançada, isto porque o envelhecimento vem acompanhado por uma redução dos processos metabólicos e da velocidade de cicatrização e da vascularização, assim como da espessura e elasticidade da pele e redução na qualidade e quantidade do colágeno.

“Precisamos sempre lembrar que, além da dor, as Lesões por Pressão são responsáveis por uma série de prejuízos emocionais, psicológicos e, inclusive, financeiros para pacientes e familiares. Esse problema afeta a qualidade de vida, a mobilidade e a saúde em geral, principalmente quando estamos lidando com pacientes idosos, que tendem a apresentar comorbidades e estão mais suscetíveis ao desenvolvimento de infecções por terem um sistema imunológico menos resistente”, ressalta Elaine Godoy, enfermeira estomaterapeuta e Coordenadora clínica Latam da Mölnlycke.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO  

No caso de pessoas idosas e hospitalizadas, torna-se essencial seguir um protocolo de acompanhamento que inclui identificar e classificar o paciente com risco para LP (risco individual e perfil de risco por unidade), realizar a devida prescrição de ações preventivas para as lesões – utilizar superfícies especiais de suporte e manter cuidados com a hidratação da pele, por exemplo –, além de seguir o planejamento de intervenções programadas para atender a cada caso específico.

Para o tratamento tópico e sistêmico das Lesões Por Pressão estão inclusos procedimentos de limpeza e desbridamento, técnica que consiste na remoção de tecido necrótico ou materiais biológicos para preparar o leito das feridas antes da aplicação da cobertura tópica, produto que deve ser adaptável e absorvente, promovendo conforto ao paciente e controle eficaz dos líquidos da ferida, responsáveis por auxiliar no processo saudável de cicatrização.

“Os cuidados com as Lesões por Pressão passam pela prevenção em primeiro lugar, pois essa condição está associada ao risco de infecções graves, a internações de longo prazo e, inclusive, a mortalidade desses pacientes. Mas é indispensável a existência de soluções efetivas que proporcionem o tratamento adequado, visando alcançar resultados clínicos satisfatórios quando as Lesões por Pressão já estão presentes. Este é justamente o objetivo que a Mölnlycke busca atingir quando desenvolve produtos com alta tecnologia para promover uma melhor qualidade de vida aos pacientes e devolver a segurança aos familiares e profissionais de saúde que lidam com essa condição diariamente”, conclui Elaine.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.