Agosto Dourado: Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes promove ações

Fonoaudióloga Marilene Bueno na ação para colaboradores no auditório da unidade. Foto: Marilane Correntino

Promover, proteger e incentivar a amamentação – esse é o principal objetivo do ‘Agosto Dourado’, mês escolhido mundialmente para reforçar as práticas do padrão ouro da amamentação. Por ser uma unidade amiga da criança, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) preparou uma programação especial, nos dias 3 e 4 de agosto – na Semana Mundial da Amamentação -, com o objetivo de conscientizar pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre a importância dessa campanha.

Este ano, a campanha tem como tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”. A ação, desenvolvida pelos setores de Fonoaudiologia, Serviço Social e Diretoria, contou com palestras ministradas pela fonoaudióloga Marilene Bueno, distribuição de panfletos informativos sobre o aleitamento materno para os participantes e também peças de enxoval para as gestantes e puérperas, blitz educativa nas enfermarias, concurso de melhor frase sobre amamentação, entre os colaboradores e momento de oração.

Durante os dois dias, as ações foram abertas pela diretora operacional Juliana Paixão, que enfatizou a importância do apoio e incentivo ao aleitamento materno, bem como o esforço de todos para garantir esse direito da criança à amamentação. A assistente social Lourdes Maria de Paula, que coordenou o evento, destacou o papel da unidade que, desde 1999, possui o certificado de Hospital Amigo da Criança. A fonoaudióloga Marilene Bueno falou sobre os benefícios da amamentação tanto para as mães, quanto para os bebês. Destacou que é um alimento completo para o bebê e possui todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento da criança, sendo um alimento que vale ouro. Por isso, a cor escolhida para dedicar ao mês da amamentação é o dourado.

A palestra para os colaboradores contou com a participação do pastor Kárley Guilarde. Ele falou do amor de Jesus pelas crianças e destacou o papel fundamental dos profissionais no cuidado com os bebês e suas mães.

Os colaboradores que ficaram nos três primeiros lugares no concurso das frases, foram premiados. Em primeiro lugar foi a frase “Amamentar é um ato tão simples, puro como água e rico como o amor de mãe”, da enfermeira Paula Christina; em segundo a frase “Amamentar…um ato de amor que que cura a alma, seca as lágrimas e salva uma vida” da colaboradora Dayanna da Silva e o terceiro lugar ficou com o colaborador José Francisco Dantas, com a frase “Ser mulher é ter no útero o dom da vida e no peito o milagre da amamentação”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.