Alergia alimentar e atopia podem estar relacionadas aos Erros Inatos da Imunidade

14

Você sabia que algumas manifestações alérgicas podem estar associadas aos Erros Inatos da Imunidade (EII)? Os sinais de que isso está acontecendo podem ser percebidos quando o paciente apresenta quadros de alergias graves e/ou múltiplas e/ou associados a infecções recorrentes e/ou graves.

A Dra. Ekaterini Goudouris, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), explica que as alergias mais relacionados aos EII são as alimentares e os quadros cutâneos de eczema do tipo atópico.

“O tratamento da alergia costuma ser o habitual, independentemente de estar relacionado a um EII. Por exemplo, exclusão de um alimento na dieta, no caso de um quadro de alergia alimentar. Costumam ser necessárias doses mais elevadas de medicamentos, em caso de outras manifestações de alergia. Muitas vezes, está indicado transplante de células tronco hematopoiéticas como tratamento definitivo do EII”, explica a diretora da ASBAI.

Erros Inatos de Imunidade são defeitos genéticos em algum setor do sistema imunológico que predispõem a uma maior chance de desenvolver infecções ou manifestações de autoimunidade, inflamação, alergia ou câncer. Hoje estão descritos mais de 400 defeitos genéticos associados aos EII, com prevalências variáveis ao redor do mundo. As mais comuns são aquelas em que há defeitos na produção de anticorpos. Atualmente, cerca de 70% a 90% dos pacientes ainda não estão diagnosticados.

Diagnóstico – Existe suspeita do diagnóstico dos EII sempre que há processos infecciosos graves ou difíceis de tratar e/ou muito frequentes e/ou por agentes infecciosos não comuns. Febre, sinais de inflamação sem infecções ou doenças autoimunes em crianças pequenas também são sinais de alerta.

“Erros inatos da imunidade no dia a dia – Alergia: também pode ser um EII, sabia?” é um dos temas que será abordado durante o 47º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, que acontece entre os dias os dias 31 de outubro e 2 de novembro. Por razão da pandemia causada pelo novo Coronavírus, pela primeira vez, após 48 anos de existência, o Congresso será realizado no formato online.

Informações e inscrições: congressoalergia2020.com.br/inscricoes/index.php#topo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

um × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.