ANS atende pedido para ampliação de cobertura de testes da Covid-19

153

Após a solicitação da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), foi publicada na sexta-feira (29), no Diário Oficial da União, a autorização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para ampliar a cobertura obrigatória de testes que dão suporte ao manejo diagnóstico da infecção pela Covid-19 em caráter ambulatorial e hospitalar.

“O objetivo é que os pacientes sejam testados o mais rápido possível e, consequentemente, que os médicos possam avaliar o prognóstico com segurança e definir a melhor conduta terapêutica. É uma corrida contra o tempo, ou seja, quanto antes for diagnosticada a condição clínica do paciente, maiores as chances de tratamento adequado e cura”, explica Dr. Carlos Eduardo Ferreira dos Santos, presidente da SBPC/ML.

Entre eles os novos exames estão o Dímero D (dosagem), Procalcitonina (dosagem), pesquisa rápida para Influenza A e B e PCR em tempo real para os vírus Influenza A e B, bem como pesquisa rápida para Vírus Sincicial Respiratório e PCR em tempo real para Vírus Sincicial Respiratório.

Informações: www.sbpc.org.br