Bayer e Spotify lançam playlists para relaxar durante procedimentos ginecológicos

De acordo com um compilado de 72 estudos com 7 mil pacientes realizado pela revista The Lancet, a música reduz a ansiedade em procedimentos cirúrgicos, proporcionando uma diminuição do uso de sedativos e analgésicos, além de aliviar a dor do paciente em dois pontos, considerando uma escala de zero a dez. Foi com base nesse levantamento e em diversas outras evidências científicas que comprovam o poder da música no nosso corpo que a área de Saúde Feminina da Bayer em parceria com a agência MRM Brasil, se uniu ao Spotify para lançar, neste mês, playlists para serem tocadas nas clínicas e consultórios durante procedimentos de exames ginecológicos.

Ao todo são seis playlists que reúnem mais de 6 horas de música em 160 faixas. Com gêneros musicais que vão do pop ao rock e do jazz à bossa nova, as listas visam deixar as mulheres mais confortáveis e tranquilas em momentos como a inserção do DIU hormonal, com duas playlists dedicadas a este procedimento; exames de rotina, com mais duas coletâneas com foco no autocuidado e relaxamento; e uma para ouvir enquanto a paciente está na sala de espera do consultório, visto que foi comprovado que a música também reduz a ansiedade em procedimentos médicos, principalmente ao ser ouvida antes¹.

“A música é amplamente estudada na medicina com o viés de cuidado complementar. Diversos estudos comprovaram que com a intervenção musical é possível perceber uma diminuição do nível de ansiedade, de sintomas depressivos e alívio de dores. Além da redução da frequência cardíaca, respiratória e da pressão arterial. E considerando que muitas mulheres ainda se sentem desconfortáveis no consultório da(o) ginecologista, tivemos a ideia de criar playlists que atenuem esse desconforto, com curadoria do time do Spotify. Assim, a tendência é que as mulheres se sintam mais seguras e confortáveis”, explica Dra. Thais Ushikusa, ginecologista, obstetra e Gerente Médica de Saúde Feminina na Bayer Brasil.

Além disso, em linha com o compromisso da área de Saúde Feminina da Bayer com o empoderamento e liberdade sexual da mulher, foi lançada uma sexta playlist bônus com o foco neste movimento. Com o nome “Elas estão no comando”, a lista tem mais de 2 horas de música com 40 canções dominadas por artistas mulheres em seus mais diversos estilos musicais, incluindo Manu Gavassi, parceira da edição 2021 da campanha Liberdade Vem de Dentro.

As seis playlists são públicas e estão disponíveis gratuitamente no Spotify, confira:

Modo Consulta Zen Ativado‘, apresenta 20 músicas da bossa nova e MPB, cantadas por mulheres, com o objetivo de deixar as pacientes confortáveis e tranquilas em procedimentos ginecológicos.

Keep Calm & Foca na Consulta’, contém uma coletânea de 20 músicas de diversos gêneros musicais, do pop ao rock, nacionais e internacionais, também dedicadas a promover uma maior tranquilidade e descontração em procedimentos.

Ta tudo em dia – Exames de rotina’, com 40 faixas, reúne músicas leves e vibrantes do pop, a fim de acompanhar mulheres no cuidado da saúde com seus exames de rotina.

No radar do autocuidado – Exames de rotina‘, reunindo mais de 40 clássicos do jazz, essa playlist é dedicada aos exames de rotina realizados em consultórios ginecológicos, proporcionando um maior relaxamento no processo de autocuidado da mulher.

Vale a pena ouvir na sala de espera‘, enquanto as mulheres esperam sua consulta, já podem ir relaxando e curtindo mais de 40 hits do pop.

Elas estão no comando‘, com mais de 40 músicas cantadas pelo voz poderosa de diversas mulheres, essa playlist é dedicada ao movimento do empoderamento feminino e celebra a liberdade das mulheres serem o que elas quiserem.

É importante ressaltar que toda a experiência de música ou podcast pode ser realizada de forma gratuita no Spotify. É só fazer um cadastro de usuário Free para curtir seus podcasts favoritos gratuitamente e muitos outros entre os milhares de programas da plataforma. Aqui nessa página você encontra o passo a passo para criar uma conta no Spotify caso ainda não seja usuário. Além disso, sendo usuário Free ou Premium, você pode salvar podcasts em modo offline para ouvir quando e onde quiser – mesmo quando estiver sem conexão com a internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.