Coaches executam projeto social para aumentar bem-estar e satisfação de médicos e enfermeiros

Desde a segunda quinzena de março, 40 profissionais, entre médicos e enfermeiros do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (GPACI), em Sorocaba (SP), estão sendo impactados com o Projeto Semear, um programa de contribuição social, da SBCoaching Social. Alicerçado na psicologia positiva, no coaching e na filantropia, o projeto está sendo implementado por cerca de 10 coaches, que contribuirão através da sua profissão com o desenvolvimento humano das equipes até o próximo mês de setembro,.

Nos próximos seis meses, duas novas turmas, com mais de 100 participantes cada, já estão confirmadas também no Grupo de Apoio ao Adolescente à Criança com Câncer (GRAACC), em São Paulo (SP). O hospital foi o primeiro “jardim” a receber a implementação do Projeto Semear, de maio a novembro do ano passado, vem colhendo os frutos dos 58 colaboradores da equipe multidisciplinar de transplantes de medula óssea impactados na ação. “Diminuímos as chances de erro e melhoramos todos os processos. E o melhor funcionamento do Hospital está sendo um benefício direto para os pacientes, pois se reflete na melhoria do atendimento”, pontua dr. Victor Zecchin, vice-diretor clínico do Hospital do GRAACC.

O resultado foi bastante satisfatório: 60% disseram ter maior percepção do “eu melhor”, 60% relataram aumento de flow (máximo de envolvimento em uma atividade) no trabalho, 56% mais compromisso com atividades profissionais, 40% maior nível de otimismo e 50% afirmaram ter sentido uma elevação nas competências. “Vejo que com este trabalho as pessoas que têm a oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre a felicidade e que podem disseminá-la têm um ganho muito grande, quando se fala de crescimento pessoal e profissional. Nossos pacientes é que ganham com isso”, explica Angélica Cristina Saes, gerente de enfermagem, do Hospital do GRAACC.

Baseado no livro “Semeando Felicidade”, de Flora Victoria, o workbook (cartilha) da metodologia do Semear é considerado, simbolicamente, a “semente” que dá origem ao “florescimento”, ou seja, o desenvolvimento máximo, destes profissionais. Ao atingir esse estado, o indivíduo se sente mais realizado, engajado e conectado aos seus propósitos, relacionamentos e conexões sociais.

Assim, após o contato intenso com a metodologia, esses profissionais, simbolicamente chamados de “jardineiros” no projeto, se tornam capazes de aumentar o nível de felicidade “florescimento” em crianças, jovens e adultos, a fim de gerar indivíduos e cidadãos mais plenos e felizes, capazes de utilizar suas forças, virtudes e seus talentos na capacidade máxima.

“Me ajudou com a sensibilização ao “resignificar”; quando mostramos ao paciente o tratamento, podemos dizer que ele está tendo uma oportunidade de se tratar com os melhores tratamentos e também de contribuir com outras pessoas que têm a sua doença”, explica Thais Cordeiro Batalha Faria, nutricionista do Hospital do GRAACC.

“Havia uma família que se queixava de tudo, principalmente a mãe, reclamava da porta, da luz, do barulho. No aniversário dela, a equipe do Setor de Transplante de Medula Óssea fez uma surpresa, cantando parabéns no escuro com as lanternas dos celulares. Eles fizeram a maior festa! Pegaram tudo que incomodava a mãe, luz, barulho e usaram de forma positiva. O resultado disso, foi que essa família ressignificou todas as reclamações com aquela surpresa. Com o Projeto Semear percebemos a importância de colocar o paciente em ação minimizar e tirá-lo da dor”, conta Marilisa Moreno de Oliveira, enfermeira do Hospital do GRAACC.

O objetivo do Projeto Semear, de uma forma mais ampla, é contribuir para que as pessoas se tornem melhores e mais felizes, tendo como “conceito de felicidade” os preceitos da psicologia positiva. “O Semear oferece uma plataforma para que as pessoas possam contribuir reciprocamente com a evolução social proposta no projeto e o aumento do nível de felicidade de outras”, explica Flora, presidente da SBCoaching e mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela Universidade da Pensilvânia.

“Vejo que com este trabalho as pessoas que têm a oportunidade de ampliar seu conhecimento sobre a felicidade e que podem disseminá-la têm um ganho muito grande, quando se fala de crescimento pessoal e profissional. Nossos pacientes é que ganham com isso”, explica Angélica Cristina Saes, gerente de enfermagem, do Hospital do GRAACC.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Projeto Semear implementa melhorias locais e atende uma diretriz global: os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os objetivos são aplicáveis em âmbito universal, de forma similar nos países em desenvolvimento e nos países desenvolvidos por meio da convocação de empresas de todos os lugares que precisam avançar no desenvolvimento sustentável por meio dos investimentos em novas e comprometidas práticas que adotam. A SBCoaching Social, ao lado do Hospital do GRAACC e do Hospital GPACI. está, portanto, contribuindo com alguns dos grandes pilares dos ODS: boa saúde e bem-estar, educação de qualidade e parcerias em prol de metas.

“Criamos o Projeto Semear como uma extensão do nosso propósito de contribuir com a evolução do mundo, termos um país melhor, mais ético e virtuoso, no qual todos tenham direto à uma vida mais gratificante”, esclarece Flora Victoria.

Este ano, a especialista foi nomeada oficialmente Embaixadora da Felicidade no Brasil, pelo evento mundial World Hapiness Summitt, que reúne líderes governamentais, acadêmicos e pesquisadores nos EUA para discutirem a felicidade e o bem-estar em toda sua complexidade científica, política, social e econômica.

“A partir deste momento nós estamos nos caracterizando diante do nosso grupo também como uma unidade que busca entrar no empreendedorismo social. A nossa filosofia é muito simples, ao invés de contribuir com as pessoas individualmente de forma direta nós buscamos contribuir com as pessoas organizadas em instituições sociais que contribuem com as pessoas da nossa sociedade”, Villela da Matta, também presidente da SBCoaching.

 

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.