Desinfecção e esterilização são essenciais para o andamento de um hospital

93

Estima-se que, no Brasil, a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 234 milhões de pacientes são operados por ano em todo o mundo, portanto uma boa desinfecção e esterilização são essenciais para o andamento de um hospital.

Embora as áreas dos serviços de saúde sejam categorizadas por críticas, semicríticas e não críticas, o que deve nortear a indicação e o uso de desinfetantes é a classificação por tipo de superfície, e aquelas que oferecem maior ou menor risco de contaminação e potencial para transmissão de patógenos.

As superfícies de toque frequentes e de equipamentos devem ser limpas e desinfetadas rotineiramente, tendo uma frequência de higienização de pelo menos três vezes ao dia, pois oferecem maior risco de infecções cruzadas.

Para superfícies de grande extensão, como pisos, por exemplo, a decisão de utilizar ou não um desinfetante dependerá da análise de alguns fatores: se é uma situação de surto, se contém matéria orgânica, se o quarto é ocupado por pacientes infectados ou por pacientes imuno-comprometidos etc. Nesses casos recomenda-se a limpeza seguida da desinfecção.

Pensando nisso, a Grow Química e Farmacêutica dispõe de formulações que oferecem limpeza e desinfecção de superfícies ambientais em uma única etapa. O produto é capaz de limpar e desinfetar em um único passo, dispensando o enxágue e a secagem. Neste caso, a economia de tempo, de produtos, de água e a consequente melhoria de produtividade gerada são fatores essenciais para uma desinfecção segura e competente.

A escolha do ativo e do produto a ser utilizado compete ao Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da instituição, em conjunto com o Setor de Higiene ou Setor de Hotelaria Hospitalar. Quando houver uma Comissão de Padronização de Materiais, esta também deve estar envolvida no processo de escolha.

Para a correta padronização de procedimentos e definição de produtos químicos utilizados, considerando a criticidade de cada setor ou materiais hospitalares, é sempre importante observar as Resoluções da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa). Por garantia de segurança, apenas é recomendada a utilização de produtos químicos regularizados.

A Grow é uma indústria dedicada à pesquisa, ao desenvolvimento, à inovação, à fabricação e comercialização de produtos químicos e farmacêuticos para a área de saúde. Todo o trabalho é voltado para o desenvolvimento de soluções completas e seguras para ambientes hospitalares, pacientes, colaboradores e também para o meio ambiente.

Tel: +55 (19) 3935-9696

E-mail: atendimento@growqf.com.br

Site: www.growqf.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.