Estudo indica que tocilizumab e sarilumab são opções terapêuticas para pacientes com Covid-19

Uma metanálise liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e publicada no Journal of the American Medical Association (Jama), reuniu mais de 20 estudos ao redor do planeta para estabelecer consenso sobre a utilização de antagonistas da interleucina 6 no tratamento de pacientes com Covid-19. O estudo avaliou cerca de 11.000 pacientes e comparou a utilização dos medicamentos tocilizumab ou sarilumab com o tratamento padrão ou placebo e avaliou a mortalidade em 28 dias, na comparação entre os grupos.

Criado em novembro de 2020, o grupo de trabalho capitaneado pela OMS contou com líderes dos estudos selecionados pela organização, muitos deles com resultados discordantes entre si, para elaborar uma diretriz única, contribuindo para o enfrentamento da Covid-19 em todo o mundo. A interleucina 6 é uma substância que o organismo libera, causando grande resposta inflamatória. Os antagonistas de interleucina 6 são usados para inibir essa resposta inflamatória exacerbada que pode estar presente em pacientes com Covid-19.

Denominado Association Between Administration of Interleukin-6 Antagonists and Mortality Among Hospitalized Patients with Covid-19: A Meta-analysis, o artigo publicado hoje no Jama traz a análise de 27 estudos prévios, dentre eles o Coalizão VI/Tocibras, um dos estudos da Coalizão Covid-19 Brasil, da qual a BP faz parte, e que foi capitaneado pela médica Viviane Cordeiro Veiga, intensivista e cardiologista da BP.

A média de idade dos pacientes foi de 61 anos, sendo 33% de mulheres. Houve 1.407 mortes entre os 6.449 pacientes que utilizaram os antagonistas da interleucina 6 versus 1.158 mortes entre os 4.481 pacientes que receberam tratamento padrão ou placebo (OR = 0,86). Infecções secundárias em 28 dias ocorreram em 21,9% dos pacientes que receberam antagonistas da interleucina 6 versus 18.7% dos pacientes que receberam tratamento padrão ou placebo (OR = 0,99). O estudo concluiu que houve redução da mortalidade em 28 dias nos pacientes que receberam os medicamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.