FIDI ultrapassa mais de 100 mil pacientes atendidos por Inteligência Artificial

326

A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) atingiu o número de 100 mil pacientes atendidos por meio de Inteligência Artificial (IA), tecnologia que pode acelerar o tratamento de situações críticas e aperfeiçoar o atendimento. A solução foi criada em parceria com a Aidoc, sendo a pioneira na aplicação comercial e clínica de IA para radiologia no Brasil e, também, a primeira inclusão da Aidoc no setor público de saúde. A Aidoc é uma startup israelense focada em aplicar IA à radiologia, e é responsável por identificar condições urgentes e com risco de vida nas tomografias computadorizadas, além de selecionar casos urgentes para garantir que sejam imediatamente diagnosticados por um médico radiologista.

A FIDI é uma empresa de diagnóstico por imagem que atende o sistema público de saúde brasileiro. A organização sem fins lucrativos opera em 82 municípios em São Paulo e Goiás, em mais de 10 hospitais. A FIDI analisa mais de 250.000 imagens de exames por mês.

“Estamos comprometidos em melhorar o atendimento no sistema público de saúde da maneira mais efetiva e econômica”, diz Igor Santos, coordenador de inovação da FIDI. “A Aidoc nos auxilia a encontrar condições urgentes mais rapidamente, garantindo que os pacientes em situações críticas sejam tratados o mais rápido possível, melhorando os resultados e salvando vidas.”

A solução da Aidoc sinaliza condições críticas de risco de vida que precisam de tratamento imediato, como hemorragia intracraniana, fratura da coluna cervical e embolia pulmonar. A startup trabalha ao lado dos radiologistas, priorizando esses pacientes para diagnóstico imediato. Nos casos mais urgentes, ainda, o laudo é dado em apenas alguns minutos.

A FIDI, tanto nos principais centros hospitalares quanto em clínicas regionais menores, trata um grande número de traumas graves, o que faz da tecnologia de priorização de IA da Aidoc especialmente apropriada e eficaz.

O anúncio também é um marco para a estratégia global da Aidoc, com sua solução de IA agora em uso clínico em cinco continentes. “Estamos muito satisfeitos com o trabalho em parceria com a FIDI para transformar a qualidade dos serviços de radiologia do sistema público de saúde brasileiro”, comenta Tom Valent, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Aidoc. “Juntos, estamos demonstrando o valor clínico de nossas soluções de Inteligência Artificial que podem ser adotadas em grande escala”, finaliza.

Deixe seu comentário