Fitas coloridas para identificação de instrumentos cirúrgicos auxiliam na conferência e controle

A identificação dos instrumentais cirúrgicos com fitas coloridas tem um importante papel na gestão dos instrumentos cirúrgicos durante o fluxo de processamento. A principal indicação de uso é a codificação dos instrumentais e dos kits cirúrgicos com diferentes cores para cada especialidade, auxiliando assim, de forma fácil, rápida e precisa a separação e identificação dos itens e suas respectivas caixas, otimizando a conferência, organização e o preparo.

A praticidade de colocação, remoção, substituição, a disponibilidade de cores diversas e modelos, fazem com que as fitas coloridas sejam um dos recursos mais utilizados atualmente para identificar os instrumentais cirúrgicos. As fitas associadas a gravação do logotipo do hospital e a um código numérico constituem um conjunto de informações que auxiliam no controle do arsenal, podendo gerar uma significativa redução de perdas e extravios.

A baixa complexidade para colocação e remoção das fitas favorece a autonomia dos profissionais do CME para realizar estas atividades sempre que julgarem necessário, não necessitando de mão de obra especializada, reduzindo desta forma os tempos de parada das caixas e os custos do setor.

Do ponto de vista da ergonomia, a identificação por cores proporciona a distinção dos instrumentos mesmo com sujidades e sua respectiva separação por caixas e especialidades, reduzindo o estresse visual e mental dos profissionais e consequentemente os erros operacionais.

O uso das fitas de identificação coloridas simplifica e agiliza o processo de conferência, uniformizando a identificação das caixas e otimizando o processamento dos materiais, entretanto, recomenda-se a inspeção visual frequente a fim de analisar sua integridade e aderência à superfície do instrumental, minimizando assim os riscos de desprendimento durante o uso. Para isto, deve-se estabelecer um Procedimento Operacional Padrão (POP) determinando a forma e a periodicidade de inspeção e substituição das fitas de identificação sempre que necessário.

A FAMI Tecnologia Médica possui uma ampla diversidade de cores sólidas e personalizadas, que possibilitam a codificação com cores específicas de uma ampla quantidade de kits cirúrgicos por especialidades e sua classificação em subespecialidades.

As fitas de identificação coloridas são resistentes aos processos de limpeza manual e automatizada, à exposição aos produtos químicos como detergentes e desinfetantes, são autoclaváveis, pois toleram altas temperaturas e a sua composição é livre de látex. Estão disponíveis nas apresentações em rolos no tamanho de 6.35mm, nas cores sólidas, e em folhas no tamanho 6mm nas cores sólidas e estampadas (listrada e xadrez); em cada folha são disponibilizadas 297 fitas em diferentes comprimentos.

Tel: (11) 3775-0300

E-mail: info@fami.com.br

Site: www.fami.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.