Projeto humaniza atendimentos em hospitais e promove reflexões sobre cuidado em tempos de pandemia

Foto: André François/ImageMagica

A fotografia é uma linguagem universal e pode trazer ensinamentos transformadores sobre o olhar à nossa volta. Neste momento de pandemia, ela também é uma ferramenta fundamental para aproximar e conectar pessoas nos ambientes hospitalares. Tendo em vista a importância da humanização no universo da saúde, a ONG ImageMagica realiza o projeto Conexões do Cuidar desde o início da pandemia em 2020, circulando por cidades de todo o país.

Até o momento, o projeto já atuou em mais de 40 hospitais, beneficiou mais de 21 mil profissionais de saúde e 15 mil pessoas entre pacientes e familiares pelo Brasil, incluindo estados como o de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e Goiás. Com diversas atividades, o projeto propõe criar conexões e empatia nos ambientes hospitalares por meio da fotografia. Conheça cada uma delas:

Visitas Virtuais

Para amenizar o isolamento dos pacientes durante a internação, a ONG auxilia a equipe de saúde na realização das videochamadas, diminuindo, assim, o distanciamento de familiares e amigos em um momento tão difícil. Considerando que os pacientes nem sempre têm condições de ficarem com seus celulares e há muitos idosos que não sabem usar a tecnologia, uma das maneiras de manter contato com a família é por meio desta iniciativa. As emocionantes chamadas são realizadas com celulares disponibilizados pela ONG exclusivamente para o projeto.

Crachás humanizados

Pensando na conexão tão necessária entre o profissional de saúde e o paciente, que durante a pandemia ficou prejudicada por conta de toda a paramentação dos EPI’s, o projeto também realiza a produção de crachás de identificação para os colaboradores do hospital: a ideia é convidá-los para serem fotografados antes de se paramentarem. A atividade também possibilita incluir uma mensagem de motivação para ser impressa junto ao crachá. Dessa maneira, os pacientes identificam seus cuidadores por trás de todo o aparato de proteção, estreitando as relações. Os crachás são plastificados para serem higienizados individualmente.

Fórmula do Cuidar

A partir de uma atividade lúdica realizada em grupo, os profissionais são convidados a refletir sobre a amplitude do cuidar no contexto hospitalar. Imagens, palavras e símbolos matemáticos se unem às reflexões propostas pelos educadores, que resultam em material visual construído pelos participantes.

Mensagens do Cuidar

Uma ação muito sensível que gera valorização e reconhecimento para os profissionais de saúde, ela possibilita que pacientes, profissionais e colaboradores possam enviar mensagens de acolhimento em vários formatos: cartas, fotos etc. Toda a produção é realizada pelos educadores por meio de um aplicativo, que depois é impressa e vira recordação para todos os participantes.

Oficina fotográfica

Aqui são desenvolvidas atividades técnicas de fotografia com colaboradores do hospital. Nestes encontros, os participantes são estimulados a perceber o ambiente hospitalar por uma outra ótica, com o intuito de fortalecer vínculos e reconhecer as formas do cuidar entre as equipes, familiares e pacientes. A saída fotográfica representa um momento de muita reflexão, no qual os participantes circulam pelo espaço que frequentam todos os dias, mas observando tudo com outros olhos.

Exposição: Intercâmbio De Olhares

Toda essa produção fotográfica é transformada em uma linda exposição nos corredores do hospital, trazendo mais cor e afeto ao ambiente. É também uma oportunidade de compartilhar olhares com as pessoas que participaram da oficina.

Protocolo de prevenção da Covid-19

Durante todo o andamento do projeto serão seguidas as orientações da OMS para prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.