Galen Academy lança curso de aprimoramento em cardio-oncologia

A Galen Academy, plataforma com foco na especialização de profissionais na área da saúde, abriu as inscrições para o curso “O Essencial em Cardio-oncologia”. As aulas têm como objetivo proporcionar aprendizado sobre o manejo das possíveis complicações cardiovasculares que podem acontecer durante um tratamento oncológico de forma didática e prática. Isso é especialmente importante, uma vez que alguns dos efeitos colaterais do tratamento de pacientes oncológicos são problemas cardíacos que surgem devido a toxicidade de alguns dos medicamentos ou da radioterapia usados para tratar o câncer. O curso será totalmente online, com aulas sob demanda e encontros virtuais ao vivo.

“Doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte em todo o mundo. No ano passado, a Sociedade Europeia de Cardiologia lançou um conjunto de diretrizes com o objetivo de auxiliar os médicos a prevenir, diagnosticar e tratar os efeitos colaterais da terapia oncológica e com isso preservar a saúde do coração desses pacientes garantindo a continuidade do tratamento contra o câncer. Agora, é necessário disseminar esse conhecimento para os profissionais de saúde no Brasil e na América Latina, a fim de que possam lidar melhor com esse tipo de atendimento”, explica a Dra. Ariane Macedo, cardiologista e coordenadora do curso.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), entre 2023 e 2025, serão registrados cerca de 704 mil novos casos de câncer no Brasil, sendo que 70% da incidência está concentrada nas regiões sul e sudeste do País. Nos últimos dez anos, houve um aumento de 20% na incidência em todo o mundo. Já as doenças cardiovasculares, segundo o Ministério da Saúde, representam as principais causas de mortes no Brasil e, até 2040, estima-se que haverá um aumento de até 250% desses eventos.

“A cardio-oncologia é uma subespecialidade que precisa urgentemente de atenção. Por meio da educação médica, podemos mudar o desfecho de milhares de pacientes, diminuindo o risco de mortalidade e contribuindo para que tenham melhor qualidade de vida. Além disso, assim como incentivamos que os profissionais da saúde busquem se atualizar, estimulamos a integração entre médicos de diferentes especialidades, justamente porque, em muitos casos, o tratamento de uma doença pode impactar em outros aspectos na saúde do paciente”, destaca a coordenadora e cardiologista Dra. Carolina da Silva.

As aulas estarão disponíveis para acesso a partir do dia 28 de junho e poderão ser acessadas a qualquer momento durante seis meses. Mais informações no site da Galen Academy.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.