Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza cirurgia inédita na América Latina

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo (SP), realizou a primeira cirurgia para tratamento de tumor na coluna lombar com uma única dose de radioterapia associado ao procedimento de cifoplastia. O procedimento foi possível graças ao uso do INTRABEAM®, equipamento de radioterapia intraoperatória, fabricado pela da empresa alemã ZEISS, que permite que a radiação seja utilizada durante a cirurgia e em uma única aplicação.

O uso desta tecnologia permite a aplicação de radioterapia focada no tumor, preservando órgãos e tecidos adjacentes. O tempo de exposição aos radioterápicos é bem menor, cerca de cinco minutos, e o paciente recebe em uma sessão o equivalente à dez sessões de radioterapia. Além disso, o procedimento é associado à cifoplastia, técnica cirúrgica já utilizada há alguns anos para tratamento de fraturas vertebrais secundárias a invasão neoplásica. Estes procedimentos são realizados conjuntamente e todo tratamento ocorre por duas incisões de 5 e 20 milímetros, o que reduz significativamente a morbidade e a recuperação quando comparado a uma cirurgia convencional.

Outro benefício proporcionado pela radioterapia intraoperatória é a diminuição dos efeitos colaterais frequentes com o uso da radioterapia convencional. O tempo de internação do paciente também é menor, cerca de um dia após a cirurgia. O procedimento possibilita que o paciente retome suas atividades mais rapidamente.

“Devido ao tumor da próstata o paciente teve uma lesão vertebral lombar com fratura pela destruição óssea causada pela invasão do tumor metastático. A cifoplastia associada à dose única de radioterapia intraoperatória nos permitiu reconstruir a estabilidade da vértebra e tratar o tumor no mesmo tempo cirúrgico”, afirma o Dr. Marcelo Risso, cirurgião ortopédico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

O hospital é pioneiro no uso do INTRABEAM®. Foi a primeira instituição a utilizar, em 2014, a radioterapia intraoperatória da Região Sudeste do país. Na ocasião, a tecnologia era direcionada para o tratamento de pacientes com tumores de mama em estágio inicial. Atualmente, os especialistas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz também utilizam o INTRABEAM® para o tratamento de tumores cerebrais e lesões da pele localizadas em áreas de difícil acesso através da radioterapia convencional.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.