Hospital Moinhos de Vento realiza treinamento com novos bombeiros militares

Crédito: Leonardo Lenskij

Estar preparado para atuar em situações de emergência, de forma rápida e segura, assim prevenir possíveis riscos à saúde de todos os envolvidos foram os assuntos abordados no treinamento realizado pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), nesta segunda-feira (25), para 29 novos bombeiros militares. A capacitação focou nos riscos biológicos, riscos químicos e sobre radioproteção para que as equipes estejam preparadas ao atuarem em determinadas situações.

A ação faz parte do Plano de Apoio a Emergências de Incêndio e Evasão, firmado entre o Hospital Moinhos de Vento e o Corpo de Bombeiros, e protocolado pelo Ministério Público do RS. O evento foi organizado pelo Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da instituição.

O técnico em Segurança do Trabalho no Hospital, Dariel Felles, destacou a importância de se avaliar o cenário e conhecer, previamente, os principais riscos presentes no ambiente afetado. “É importante saber classificar e reconhecer os agentes químicos, assim como os seus estados — líquido, gasoso e sólido —, para saber de que forma agir e como se preparar. Por isso, é extremamente necessário usar os EPIs e estar a par das Fichas de Informação de Segurança para Produtos Químicos do local no qual está sendo realizado o atendimento”, ressalta.

O 1° Tenente do Corpo de Bombeiros, Maximiliano Pires, que acompanhou a turma,  destacou que essa aproximação busca incentivar e multiplicar conhecimentos e promover treinamentos específicos de aprimoramento técnico. “Essa medida facilita e qualifica um atendimento em caso de necessidade, uma vez que os bombeiros irão conhecer o espaço e os profissionais de referência do local. O Moinhos foi a primeira Instituição que realizamos essa troca. A nossa primeira visita foi em 2020, e ela estimulou que outros hospitais de Porto Alegre também quisessem abrir as suas portas para nossas equipes”, afirmou.

Durante o treinamento foram dados exemplos e destacados os principais cuidados necessários para a realização de atendimento seguro. A ação também contou com a capacitação da enfermeira da Medicina do Trabalho, Juliana Amaral, da supervisora de Radioproteção, Bruna Valentini, e da engenheira de Segurança do Trabalho, Rosmari Mocellin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.