Hospital São Lucas Ribeirania realiza captação multi órgãos para transplantes

Uma equipe da OPO – Organização de Procura de Órgãos de Ribeirão Preto realizou, dia 30 de julho no Hospital São Lucas Ribeirania captação de córneas, fígado e rins que foram disponibilizados para transplantes. O doador dos órgãos é do sexo masculino, tinha 42 anos e teve um AVC. A cirurgia durou 6 horas aproximadamente. Graças a esse gesto de solidariedade e generosidade da família, outras pessoas terão uma segunda chance de vida.

Essa é a primeira captação multi órgãos que acontece no São Lucas Ribeirania. A doação de órgão acontece quando o amor transcende a dor da perda e reascende a esperança para milhares de pessoas que aguardam na fila de transplantes por um órgão compatível para salvar sua vida.

Atualmente, o Brasil é o segundo maior transplantador de órgãos e tecidos no mundo em número absolutos – ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Desde a década de 1960, são realizados em nosso país vários tipos de transplantes, como coração, fígado, pâncreas, rim, pulmão, córnea e medula óssea.

Segundo o Ministério da Saúde, existem dois tipos de doador, o primeiro é o doador vivo, que pode ser qualquer pessoa que concorde com a doação, contanto que este procedimento seja seguro. Um doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão.

A maior parte dos transplantes é feita com doadores falecidos, em pacientes que tiveram morte encefálica, geralmente vítimas de catástrofes cerebrais, como traumatismo craniano ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). A morte tem que ser verificada pela equipe médica e comprovada clinicamente a partir de exames laboratoriais.

A doação de órgão é um gesto grandiosos e humanístico que precisa ser abraçado pela sociedade, destaca o Dr. Marcelo Bonvento, coordenador da OPO e médico Intensivista no Grupo São Lucas. Hoje, no estado de São Paulo, mais de 18 mil pessoas estão na fila de espera por transplante de órgãos. São 14.501 à espera de Rim, Fígado 800, córneas 2.815, Pâncreas e rim 396, Coração 198, Pulmão 100 e Pâncreas 43.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.