A importância do Teste do Pezinho Ampliado no diagnóstico e tratamento de doenças raras

O Instituto Jô Clemente, antiga Apae de São Paulo, está promovendo desde 1º de junho a Campanha Junho Lilás, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do Teste do Pezinho Ampliado. Na terça-feira (15), às 19h, a Organização realizará uma live para debater a importância da Triagem Neonatal Ampliada no diagnóstico e no tratamento de doenças raras.

Recentemente, o presidente da República sancionou a Lei 14.154/2021, que amplia de seis para 53 o número de doenças que podem ser triadas no Teste do Pezinho no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país, com previsão para entrar em vigor a partir de maio de 2022. Desde dezembro de 2020, por meio de parceria com o laboratório do Instituto Jô Clemente, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo oferece o Teste do Pezinho Ampliado para a detecção precoce de pelo menos 50 doenças.

O evento contará com a presença de médicos e especialistas, como o Dr. Caio Bruzaca – geneticista no Ambulatório de Diagnóstico do IJC, o Dr. José Simon Camelo Junior – médico pediatra, professor associado da Universidade de São Paulo (USP) e diretor clínico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da (USP), a Dra. Helena Pimentel dos Santos – médica geneticista e presidente da União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert), a Dra. Carmela Maggiuzzo Grindler – atua na Coordenadoria de Planejamento de Saúde; Coordenadoria Estadual do Programa de Triagem Neonatal de São Paulo e Coordenadoria de Implantação da Política Nacional de Assistência Integral à Pessoa com Doença Rara no Estado de São Paulo e Giselle Yuri Hayashi – farmacêutica responsável no Laboratório do IJC. O encontro acontece às 19h, no Facebook do Instituto Jô Clemente.

Facebook Instituto Jô Clemente: facebook.com/institutojoclemente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.