Livro sobre técnicas será lançado no Simpósio Latino-Americano de Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica tem crescido no mundo e no Brasil, alinhada a tendência da evolução na medicina de tecnologias cada vez menos invasivas, que beneficiam pacientes, cirurgiões e instituições de saúde. Alguns benefícios da técnica robótica, por exemplo, são mais segurança e recuperação mais rápida do paciente e melhor custo-benefício para as instituições de saúde. Dos três robôs no país, em 2008, quando a tecnologia começou a ser utilizada, o Brasil saltou para  85 equipamentos distribuídos em diversas regiões hoje. É nesse cenário que será lançado em 18 de setembro ‘Princípios e Fundamentos da Cirurgia Robótica’, de autoria dos médicos Gustavo Guimaraes, Dipen J. Parekh, José Eduardo Távora, Bruno Nahar e da enfermeira Gisele Junger, durante  Simpósio Latino-Americano de Cirurgia Robótica, promovido pela BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo,  que acontece no formato on-line, entre 16 e 18 de setembro. A obra foi editada em parceria com a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma).

Um dos autores do livro,  o diretor do Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica (IUCR) e coordenador geral dos Departamentos Cirúrgicos Oncológicos da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o oncologista cirúrgico Gustavo Guimarães, destaca que o livro é direcionado, principalmente, a cirurgiões com interesse em se familiarizar com a cirurgia robótica. Para o diretor técnico do Instituto de Cirurgia Robótica das Ciências Médicas de Minas Gerais – Feluma, o  médico urologista José Eduardo Fernandes Távora, que também faz parte do grupo de autores, a obra também é relevante por trazer a experiência de autores de renome internacional. São profissionais que compartilham seu conhecimento nas diversas especialidades – urologia, ginecologia, cirurgia geral, coloproctologia, cirurgia torácica, pediatria, cabeça e pescoço e anestesia. Além disso, em outros dois capítulos são abordadas a história e a gestão e capacitação em cirurgia robótica.

Gustavo também é coordenador científico do Simpósio Latino-Americano de Cirurgia Robótica, promovido pela BP, e considera que lançar o livro nesse evento que reunirá grandes nomes da robótica nacional e internacional reforça ainda mais a importância e a credibilidade da obra. Ele informa que o simpósio tem uma vasta programação de apresentações de casos, com os melhores especialistas em técnicas cirúrgicas em cada área, que se revezarão nas quatro salas virtuais do evento. Para Gustavo, um dos destaques do simpósio será  a apresentação de filmes editados em 3D com o passo a passo das diferentes técnicas cirúrgicas em várias especialidades que empregam cirurgia robótica. Para isso os inscritos receberão óculos próprios para acompanhar as cirurgias.

Para fazer sua inscrição e conferir a programação completa do Simpósio Latino-Americano de Cirurgia Robótica acesse o site do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.