Prêmio por atuação na pandemia e seminário marcam Dia da Enfermagem

Maio é um mês especial para a área de Enfermagem, nele são celebrados o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro (12) e do Técnico de Enfermagem (20). Para celebrar as datas, todos os anos, o Hospital VITA promove a Semana da Enfermagem, mas este ano a equipe tem um motivo a mais para comemorar. O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren PR) criou o Prêmio Protagonista da Enfermagem 2021. A premiação tem a finalidade de homenagear o trabalho de profissionais de enfermagem que contribuíram para o desenvolvimento da enfermagem, que se destacaram pela atuação e pelos serviços prestados no combate à pandemia da Covid-19 nos anos de 2020 e 2021 no Paraná.

Foram indicados ao prêmio e participaram da votação popular, que ocorreu entre os dias 30 de março e 11 de abril, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de instituições públicas e privadas de todo o Paraná, que atuaram na linha de frente no combate à pandemia.

Os 60 profissionais mais votados, dentre eles Rafaelle Denise Zengo, enfermeira do Pronto-Socorro do Hospital VITA Curitiba, localizado na Linha Verde, foram homenageados, em solenidade realizada na noite de 12 de maio, e receberam o título de Protagonista da Enfermagem 2021.

Rafaelle, que trabalha na área desde 2007, se destacou por redesenhar toda a estrutura do serviço de urgência e emergência com a descrição de novas rotinas e processos internos, na busca de conhecimento sobre a Covid-19. “É gratificante obter reconhecimento profissional, ainda mais referente ao desempenho em um momento conturbado como o da pandemia”, relata Rafaelle.

Para Neidamar Fugaça, superintendente operacional do VITA, receber um prêmio chancela o empenho do profissional do VITA em prestar um serviço voltado ao cuidado e bem-estar do paciente.

Seminário anual

Para celebrar o Dia do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem todos os anos o Hospital VITA promove a Semana de Enfermagem, na qual são realizadas palestras e debates sobre a área. O seminário deste ano teve como tema central “Conhecimento, Habilidades e Atitudes: a Enfermagem do Futuro” e foram abordados assuntos como: Atitudes Empáticas: a minha dor e a dor do outro; Imunidade e Família; Inteligência Emocional: o Poder do Conhecimento; Habilidade e Atitude na Comunicação Assertiva e Atitudes Éticas: Papéis e Responsabilidades do Profissional da Enfermagem.

Neidamar Fugaça, explica que além de homenagear o profissional de Enfermagem, o seminário tem a finalidade de gerar conteúdo e oportunizar debate sobre a área. “É a forma que encontramos para expressar nosso reconhecimento ao profissional que tem como principal função restaurar a saúde do paciente e prestar assistência integral durante o período de internação”, destaca a gestora.

Data – Comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem e Dia do Enfermeiro em homenagem à britânica Florence Nightingale, que nasceu em 12 de maio de 1820 e é considerada a “mãe da enfermagem moderna”. Florence se destacou por organizar e chefiar uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias que partiram para o front da Guerra da Crimeia (1853-1856) para tratar dos soldados feridos. Foi Florence quem lutou para dar à atividade um caráter profissional, fundando a Escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas (que posteriormente recebeu o nome de Florence Nightingale), onde foram lançadas as bases do ensino de enfermagem e de onde saíram as primeiras enfermeiras diplomadas.

No Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, celebra-se a Semana da Enfermagem em homenagem à baiana Ana Justina Ferreira Néri, falecida em 20 de maio de 1880. Ana Néri serviu voluntariamente como enfermeira na Guerra do Paraguai (1865-1870), cuidando de soldados brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.