No mesmo mês em que completou 96 anos, o Hospital Moinhos de Vento foi reconhecido por projetos e ações que desenvolve, todos em linha com o propósito de cuidar das pessoas, integrando saúde, pesquisa e educação. Entre os vencedores, em premiações distintas, estão os cases: Voluntariado Moinhos: Multiplicando o Cuidado com as Pessoas, o Programa Trainee: Talentos em Evolução, Reciclagem Transformadora – Transformando Resíduos e Realidades e Certidão da Vida — em duas premiações diferentes.
“Quando projetos importantes para o Hospital Moinhos de Vento são reconhecidos por instituições sérias do nosso mercado, é um indicativo de que estamos fazendo a diferença. Não apenas cumprindo o nosso objetivo de redefinir a saúde no Brasil, mas de atuar em áreas importantes para a sociedade, como educação e responsabilidade ambiental”, celebrou Mohamed Parrini, CEO da instituição.
O Prêmio Ser Humano, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-BRASIL), contemplou, na categoria ESG, o 1° LUGAR para o projeto Reciclagem Transformadora – Transformando Resíduos e Realidades. Em 2022, a instituição atingiu 100% da triagem dos seus recicláveis internamente, tornando possível que a totalidade desses resíduos sejam encaminhados à Central de Transformação de Resíduos (CTR) e, posteriormente, para reaproveitamento e reciclagem na indústria, em associação de costureiras, entre outros destinos, gerando emprego e renda, além de inclusão de portadores de necessidades especiais.
O Moinhos de Vento também foi destaque no Top Ser Humano & Top Cidadania 2023, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), em categorias distintas. O Top Ser Humano premiou o Programa Trainee: Talentos em Evolução, na categoria Organização. O projeto seleciona jovens em formação ou recém-formados nos setores administrativos e assistenciais para oferecer uma oportunidade de aprimoramento e aplicação de conhecimentos na instituição, com supervisão e oportunidades de crescimento.
Já o Top Cidadania contemplou, na categoria Organização, o projeto Voluntariado Moinhos: Multiplicando o Cuidado com as Pessoas. O objetivo é engajar os colaboradores do Hospital Moinhos de Vento e a sociedade para transformar realidades por meio do trabalho voluntário. Em 2022, por meio de programas e projetos estruturados pelo Instituto Moinhos Social (IMS), o número de pessoas engajadas no trabalho voluntário multiplicou, passando de 30 para 247 voluntários ativos.
O projeto Certidão da Vida, lançado neste ano, ganhou a distinção na categoria Responsabilidade Socioambiental do Prêmio Excelência da Saúde, durante o Fórum Healthcare Conference no Rio Grande do Norte, promovido pelo Grupo Mídia. O superintendente Administrativo do Hospital, Evandro Moraes, esteve na solenidade que ocorreu em Natal (RN) e recebeu a premiação em nome da Instituição.
“O Hospital Moinhos de Vento trabalha para cuidar dos seus pacientes e também daqueles que cumprem esse propósito conosco, que são os nossos colaboradores. Além disso, estamos comprometidos em contribuir e inspirar a nossa sociedade. Ao recebermos esses reconhecimentos, levamos a nossa essência e o nosso trabalho um pouco mais longe”, destacou Evandro.
O Certidão da Vida também foi contemplado no Top de Marketing 2023, promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil no Rio Grande do Sul (ADVB/RS), na categoria Iniciativas em ESG. O programa prevê que para cada bebê nascido no Hospital, uma árvore será plantada. Somente neste ano, já foram plantadas 3.400 árvores. A estimativa são 4.000 mudas por ano até 2027, somando 20 mil árvores e famílias impactadas.