O mercado de saúde brasileiro ganhou este ano uma nova companhia totalmente nacional que oferecerá produtos e tecnologias médicas com foco em terapias para o manejo de condições traumáticas e crônicas de saúde, como pressão negativa para tratamento de feridas.
Trata-se da Salus Biomedical, multinacional que comercializa as marcas AmCad-UT, DTS – DynamicTissue System, DWC – DynamicWoundClosure e Humeca. Os produtos englobam, principalmente, duas áreas: tratamento avançado de feridas e análises de imagem de ultrassom de tireoide.
Tratamento de feridas
A área de feridas merece atenção especial e exige atendimento multidisciplinar das instituições de saúde. “O número de pacientes com feridas aumenta consideravelmente no Brasil a cada ano, particularmente aqueles com feridas crônicas”, explica Israel Vierma, diretor geral da Salus.
A empresa oferece soluções que ajudam a equipe clínica a fechar feridas de forma mais rápida e eficiente. A linha de produtos de pressão negativa chamada DWC – DynamicWoundClosure oferece os mesmos benefícios das marcas concorrentes, mas com vantagens únicas. “Isso é importante, pois a torna mais competitiva e dá maior flexibilidade para o usuário, que ganha eficiência no tratamento dos pacientes”, ressalta Israel.
Entre os produtos também está uma linha que auxilia no fechamento de feridas por meios simples e mecânicos chamada DTS – DynamicTension System, que pode ser, inclusive, usada com a pressão negativa. “Únicos no mercado, serão uma boa surpresa para os nossos clientes e seus pacientes”, aposta o diretor geral da Salus.
Clique aqui e acesse esses e outros produtos da marca.
Inteligência Artificial para diagnóstico de câncer de tireoide
Para auxiliar no diagnóstico das doenças da tireoide, a Salus conta com um produto totalmente inovador no mundo todo, o AmCAD-UT. A solução, que utiliza Inteligência Artificial para leitura de exames de ultrassom de tireoide, possui registro na ANVISA, assim como todos os produtos comercializados pela Salus.
O AmCAD-UT já passou por muitos estudos para avaliar sua efetividade e demonstra ser uma ferramenta extremamente útil para uso clínico, oferecendo ao médico uma recomendação sobre como prosseguir com o paciente. Isso é importante porque o câncer de tireoide é o quinto tipo mais comum nas mulheres e o décimo sétimo mais prevalente nos homens, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Se o médico acredita que o paciente tem alguma anormalidade na tireoide, ele vai pedir um exame de ultrassom para visualizar a glândula. Normalmente, as mulheres têm três vezes mais chances de desenvolver esse câncer do que os homens.
A leitura desse ultrassom pode variar muito dependendo de quem interpreta o exame, do aparelho e do monitor usados para a análise, entre outros fatores. Por conta dessa variabilidade, estima-se que, no mundo, 50% das punções realizadas são desnecessárias em pacientes com nódulos.
Essas biópsias são feitas na sala cirúrgica, com anestesista, enfermeira, médico, equipamentos, fármacos, etc. Isto tudo tem um custo e precisa de tempo e preparação. Esse procedimento, como toda cirurgia, apresenta riscos para o paciente também. “Agora, imagine poder reduzir significativamente essa porcentagem e o impacto na saúde e na economia?”, reflete Israel.
O AmCAD-UT conta com 100 eventos para auxiliar na interpretação de imagens ultrassonográficas de anormalidades suspeitas da tireoide. O produto está contido em uma unidade USB para ser acoplado ao computador usado para análise de imagem com um contador para cada leitura e relatório criado.
Clique aqui e acesse mais informações e dois vídeos sobre a solução.
Foco nas necessidades brasileiras
As outras empresas que atuam no mesmo mercado da Salus representam multinacionais estrangeiras, cujas prioridades são divididas entre os países envolvidos. “Nosso maior objetivo é o mercado do Brasil. Nossos produtos são ideais para a realidade brasileira e respondem às necessidades dos hospitais e profissionais locais. A velocidade de inovação e o foco no serviço são fundamentais para nós e serão evidentes na medida em que lançarmos os produtos que estamos planejando para complementar a nossa oferta”, comenta Israel.
Papel na redução de custos
No geral, os sistemas de saúde público e privado estão sobre muita pressão para reduzir custos e ser mais eficientes, especialmente agora que o mundo está saindo da pandemia de Coronavírus. O governo tem menos recursos e mais demanda, e o setor privado está ficando mais caro para os usuários, resultando em perda de clientes e migração para o sistema público.
Na área médica, é fundamental ser mais eficiente nos tratamentos e diagnósticos. “A Salus Biomedical está focada em trazer tecnologias avançadas ao Brasil que ajudem as equipes clínicas nessas questões, tanto com os produtos de cuidado avançado de feridas quanto com a solução de Inteligência Artificial. Queremos contribuir para tornar o trabalho dos nossos clientes mais seguro e eficiente. Mais por menos para muitos”, salienta Israel.
Estrutura e serviços
A Salus possui uma estrutura projetada para apoiar clientes e parceiros de forma rápida e eficiente. “Temos gerentes regionais e uma equipe comercial que atende e se dedica a nossos parceiros comerciais distribuídos pelo país e em expansão”, destaca Israel.
O serviço técnico é voltado para a manutenção de todos os equipamentos, dando suporte aos usuários e distribuidores. Enfermeiras são responsáveis pelo suporte clínico oferecido às equipes médicas e pelo treinamento dos vendedores.
Sediada em São Paulo, a equipe administrativa está sempre atenta, com ágil processamento e despacho dos pedidos. A empresa também conta com um site completo e está presente nas redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn.
Expectativas e planos
Em seu primeiro ano comercial, a Salus tem como foco demonstrar que oferece produtos inovadores com vantagens em relação ao que já é oferecido no mercado, garantindo o melhor serviço possível. “O trabalho da saúde está nas mãos da equipe clínica, que decidirá se as nossas soluções contribuem para melhorar a sua habilidade para ajudar os pacientes”, expõe Israel.
O próximo passo é trazer ao mercado produtos complementares às linhas atuais, principalmente na área de cuidado avançado de feridas e tratamento de queimaduras.
Presença em eventos
Este ano, no Brasil, a Salus participará de eventos e atividades relacionados com feridas, como da Sobratafe – Sociedade Brasileira de Tratamento Avançado de Feridas e da SOBENFeE – Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética. No exterior, participará do SAWCFall, em outubro, nos Estados Unidos.
“Participando dos eventos no Brasil, queremos mostrar para o mercado a inovação dos nossos produtos e formar parte do grupo de companhias que são vistas como importantes para a saúde dos brasileiros e para o sistema de saúde. E com a feira no exterior, buscamos negociar mais representadas dentro do nosso segmento”, encerra Israel.
Saiba mais sobre a Salus Biomedical no terceiro episódio do podcast Hospitais Brasil: Colaborando para a saúde dos hospitais.
Ouça abaixo na íntegra:
Fone: (11) 4382-2500 / Celular: (11) 94132-7686
Site: www.salusbiomedical.com
E-mail: info@salusbiomedical.com