Secretaria disponibiliza dados sobre pessoas com deficiência

700

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência disponibiliza a toda a população uma plataforma de dados que reúne informações importantes sobre o segmento das pessoas com deficiência, a “Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência”.

A ferramenta foi lançada no último dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e reúne em um só sistema dados censitários e informações sobre as principais políticas nas áreas de: educação, saúde, emprego e renda, vulnerabilidade social, entre outras.

A informação é um instrumento importante na busca pelos direitos e a Secretaria trabalhou na gestão dos dados afim de reuni-los de forma organizada visando dar apoio à tomada de decisão dos gestores na definição das políticas públicas regionais ou municipais voltadas à inclusão das pessoas com deficiência.

Também é um dos objetivos da Base de Dados ser fonte de estudos para os pesquisadores e profissionais interessados na causa, sendo um instrumento de monitoramento da garantia dos direitos da pessoa com deficiência.

O Relatório Mundial sobre a Deficiência publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2011, destaca a importância de uma consolidação de dados sobre o segmento das pessoas com deficiência, como forma de enfrentamento às possíveis barreiras. Desse ponto de vista, a Base de Dados é também uma estratégia em consonância com esse documento, visando ser um instrumento para análise e efetivação de direitos.

Acesse o sistema no link basededados.sedpcd.sp.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

19 − 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.