Soluções de Apoio à Decisão Clínica são grandes aliadas para um atendimento ágil e efetivo às vítimas de acidentes no final do ano

391

Na época de férias e festas de final de ano, o número de acidentes nas rodovias federais tende a ser maior do que em qualquer outro período do ano. Em 2018, de acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), foram registrados 69.206 acidentes, sendo 53.963 com vítimas (mortos ou feridos).

Por conta disso, os atendimentos nos prontos-socorros e hospitais também aumentam, demandando maior agilidade e precisão no cuidado prestado para serem capazes de atender todas as vítimas. Para auxiliar médicos e profissionais da saúde tanto nesse período quanto ao longo do ano, as soluções digitais que utilizam a tecnologia para dar suporte à decisão clínica se tornam ferramentas fundamentais.

Padronização dos processos, agilidade no atendimento e segurança no cuidado são algumas das vantagens do uso destas soluções. Uma pesquisa da Elsevier, empresa global de informação analítica, mostrou que a Solução de Apoio à Decisão Clínica Order Sets, uma plataforma que apresenta os protocolos padronizados e atualizados na mesma tela do prontuário eletrônico,  é capaz de economizar tempo e cliques durante o atendimento médico, trazendo vantagem aos profissionais de saúde, principalmente durante a alta demanda do final de ano.

Ao simular um atendimento em que são necessárias 11 indicações para o plano de tratamento do paciente, que inclui desde pedido de exames até medicação, são necessários 193 segundos e 54 cliques, realizados em 5 telas diferentes. Com o Order Sets esses números caem para 33 segundos e 15 cliques, feitos somente em 1 tela, já que a solução agrega todos os painéis de pedidos em um só lugar e é integrada ao prontuário eletrônico.

“O propósito é promover uma melhor experiência tanto para o paciente quanto para o médico. Por oferecer acesso fácil a conjuntos predefinidos de protocolos e prescrições em formato de check-list com tarefas, o Order Sets e as demais soluções de apoio à decisão clínica da Elsevier fazem com que o tempo médico-paciente seja empregado da forma mais efetiva, garantindo um melhor cuidado”, explica Claudia Toledo, Diretora de Clinical Solutions da Elsevier.

Um atendimento de maior qualidade e segurança nos hospitais pode aumentar a chance de sobrevivência das vítimas dos acidentes rodoviários que ocorrem no final do ano. Por conta disso, qualquer benefício que a tecnologia empregada à saúde possa trazer aos pacientes através do uso das soluções digitais deve ser considerado como uma ferramenta a ser integrada e utilizada nos pontos de atendimento, uma vez que favorece tanto os pacientes quanto os médicos, trazendo vantagens ao sistema de saúde como um todo.