Unimed Sul Capixaba: Grupos de Saúde Emocional e Reeducação Alimentar retornam em formato on-line

Os Grupos de Promoção à Saúde da Unimed Sul Capixaba, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), estão retornando gradativamente após um período suspenso devido à pandemia de Covid-19. Neste início de março, dois deles já voltaram com os encontros: o Grupo de Saúde Emocional e o de Grupo de Reeducação Alimentar, desta vez, em formato virtual. As reuniões auxiliam na orientação e no estímulo à qualidade de vida, sendo conduzidas por uma equipe multidisciplinar, que inclui psicólogo, nutricionista e enfermeiro.

Todos os clientes da Unimed Sul podem participar dos grupos, sem a incidência de coparticipação. Para se inscrever, basta acessar o site da cooperativa, ir à aba “Viver Bem” e clicar em “Promoção à Saúde”. Em seguida, basta clicar no “Grupo de Saúde Emocional” ou no “Grupo de Reeducação Alimentar” e preencher o formulário de inscrição. Também é possível se inscrever pelo número (28) 2101-6302 ou pelo e-mail promocaodesaude@unimedsulcapixaba.coop.br.

Segundo a enfermeira de Promoção de Saúde Juliana Cremonine, o retorno dos grupos ao formato presencial será avaliado para os próximos meses e dependerá do cenário da pandemia. “Retornar os grupos no formato virtual permite que os clientes sejam acompanhados por profissionais sem precisarem sair de casa, de maneira mais simples”, diz.

No Grupo de Saúde Emocional,  os clientes são estimulados a buscar estratégias de enfrentamento, aprendem técnicas de relaxamento e realizam atividades que visam à remissão de sintomas de doenças como a ansiedade e a depressão. Já o Grupo de Reeducação Alimentar promove orientações voltadas a clientes com sobrepeso ou obesidade. O objetivo é sensibilizá-los a fazer boas escolhas alimentares, buscando hábitos de vida mais saudáveis e, consequentemente, reduzindo o peso para uma melhor qualidade de vida.

“Escolhemos esses dois grupos para iniciar o ano porque são temas que estiveram  em evidência durante a pandemia. A saúde emocional de muitas pessoas foi afetada, diante do isolamento social e da perda de entes queridos. Além disso, muitos tiveram uma alimentação inadequada ou excessiva, ao mesmo tempo em que reduziram a prática de exercícios físicos. Nossa expectativa é proporcionar aos clientes a oportunidade de apoio nessas duas esferas, a fim de trabalhar o cuidado com a saúde física e mental”, completa Juliana Cremonine.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.