A AACD foi premiada com a certificação Prata de excelência em cuidado centrado na pessoa pela Planetree Internacional. Com essa conquista, a AACD se torna referência em atendimento humanizado, ao lado de apenas outras duas instituições no Brasil que possuem esse selo.
O que distingue a certificação Planetree de outros prêmios focados na qualidade dos cuidados com a saúde do paciente é o foco centrado na pessoa, um modelo de cuidado em que os profissionais de saúde se tornam parceiros dos pacientes e familiares, para identificar e satisfazer todas as necessidades e preferências dos pacientes. O prêmio é conferido com base em vários fatores, incluindo melhoria de performance em indicadores de qualidade tradicionais, revisão de documentos de políticas internas e, mais importante, como pacientes e funcionários avaliam a cultura do cuidado centrado na pessoa da organização. A certificação foi concedida à AACD após uma série de grupos focais com pacientes e familiares, assim como a participação de funcionários de diferentes áreas da organização. Essas discussões com pacientes e funcionários atestaram uma cultura genuína de cuidado centrado na pessoa na AACD.
“A experiência da AACD mostra o que pode ser alcançado quando há um time comprometido, extremamente inovador e altamente motivado, algo que permite um salto corajoso para redefinir prioridades e reorganizar sistemas para colocar o paciente em primeiro lugar”, afirma Susan Frampton, presidente da Planetree Internacional, uma organização sem fins lucrativos que há mais de 40 anos está na vanguarda do movimento para transformar a assistência médica da perspectiva do paciente.
Humanização
Toda a instituição se envolveu e fez parte da conquista, com destaque para a Comissão Consultiva de Pacientes e Familiares, que participa e propõe melhorias. Essa comissão conta com agenda fixa e participação da alta administração da AACD, inclusive com a presença do CEO da instituição.
Como afiliada da Planetree, a conquista da certificação pela AACD é um marco significativo na jornada de mudança de cultura da organização, evidenciando que políticas, práticas, ferramentas e sistemas eficazes estão em dia para atender as necessidades de pacientes e familiares e profissionais de saúde.
“Está no DNA da AACD a humanização, pois, além de sermos uma organização sem fins lucrativos, sempre acreditamos num atendimento próximo e acolhedor. Essa nova certificação ratifica esse trabalho e demonstra que estamos conectados com as práticas mais modernas do mercado da saúde, sempre com o paciente em primeiro lugar e adotando atitudes para que todas as pessoas dentro das nossas dependências tenham a melhor experiência possível”, diz Valdesir Galvan, CEO da Instituição.
Critérios
As organizações de saúde que recebem essa certificação passam por um rigoroso processo para demonstrar a implementação e manutenção integral de cuidado centrado na pessoa, com mais de 25 critérios específicos.
Os critérios incluem uma política compartilhada de registros médicos, prática de visitas não restritivas, oportunidades para familiares e pacientes contribuírem com o tratamento, opções de refeições saudáveis e com variedade, reconhecimento do papel da espiritualidade e das artes na cura e um ambiente físico que facilite a privacidade, promova a comunicação aberta entre pacientes e profissionais e acomode bem os familiares envolvidos nos cuidados com suas pessoas queridas. Como a experiência do paciente se origina dos profissionais de saúde, vários critérios se concentram em assegurar um ambiente de trabalho que seja favorável à equipe.
“A certificação Prata celebra o progresso da organização ao longo dessa jornada de mudança de cultura”, destaca Frampton. “Nesse espírito, esperamos ver como o time da AACD se baseia nessa conquista para assumir o compromisso de levar o cuidado centrado na pessoa para níveis ainda mais altos.”
Essa é a segunda acreditação conquistada pela AACD dentro do período de um ano. No ano passado, conquistou a Qmentum, focada em qualidade e segurança, que orienta e monitora padrões de alta performance em atendimento.