Grupo Luta Pela Vida inaugura 1º Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos do país construído por ONG

O Grupo Luta Pela Vida registra mais um marco em sua história, que transformará a atenção dada a pacientes oncológicos em cuidados paliativos em Uberlândia (MG) e em mais 75 cidades da região. No sábado (23), em uma cerimônia com a presença da comunidade, representantes, colaboradores e voluntários do Grupo, além de autoridades, foi inaugurado o Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos da instituição, que é a primeira unidade do país dedicada a este tipo de assistência, construída por uma ONG com recursos 100% doados pela sociedade.

O espaço inovador foi construído para oferecer humanização e atenção aos pacientes com câncer em cuidados paliativos, aqueles que não respondem mais aos procedimentos convencionais de tratamento e precisam de acompanhamento médico e apoio psicossocial para terem mais qualidade de vida. O prédio, que possui aproximadamente 3.000m², está localizado no bairro Alto Umuarama, em Uberlândia (MG), e conta com ambientes de atividades manuais e socialização, como sala de artesanato, espaço ecumênico, TV, varandas, posto de enfermagem, e ainda sala de apoio psicológico. São mais de R$ 13 milhões investidos na construção da unidade que possui capacidade para 42 leitos distribuídos em 22 apartamentos, todos com banheiro. Dentre os profissionais dedicados a acolher e prestar assistência aos pacientes no espaço há psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.

A relevância deste projeto é destacada pelo diretor do Grupo e oncologista, Dr. Rogério Araújo. “A inauguração do Centro abre uma nova fronteira de aconchego para os pacientes de cuidados paliativos da rede pública de Uberlândia e cidades vizinhas. Inicialmente, estamos com 10 leitos em funcionamento, mas podemos chegar a 44 internações de pessoas que contarão com uma estrutura completa e profissionais preparados para acolher e confortar”, conta Dr. Rogério que ainda comenta sobre o cenário dos cuidados paliativos no país. “São poucas as cidades que contam com uma estrutura planejada de um centro de cuidados paliativos. No Brasil, são cerca de 30, mas infelizmente a grande parte deles é apenas um cantinho escondido. Podemos orgulhosamente dizer que temos um dos melhores Centros de Cuidados Paliativos Oncológicos do país”, celebra o diretor.

A inauguração do Centro é a transformação de um grande sonho do Grupo em realidade, mas também intensifica os desafios da ONG. Assim como a construção, atualmente o valor necessário para a manutenção do espaço também depende das doações da sociedade, como conta a presidente do Grupo Luta Pela Vida, Thaísa Gapski. “Por meio da solidariedade e confiança da população é que conseguimos alcançar mais este importante marco, que é a inauguração do Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos. Nossa gratidão a cada parceiro e aos milhares de doadores de toda a região que tornaram esta conquista possível. A continuidade deste apoio também será fundamental para viabilizar os atendimentos prestados no espaço, pois o recurso para a manutenção do Centro vem de doações”, finaliza Thaísa.


Center Shopping e Grupo Luta Pela Vida promovem drive solidário em prol do Hospital do Câncer em Uberlândia

O Center Shopping e o Grupo Luta Pela Vida se unem para promover a solidariedade, que resultará em mais bem-estar e melhores condições de tratamento para os pacientes do Hospital do Câncer em Uberlândia. Para isso, realizam nesta sexta-feira (29) e sábado (30), mais uma edição do ‘Drive Solidário’ na entrada principal do Shopping, na Avenida João Naves de Ávila, das 10h às 22h, para arrecadar doações de diversos itens, desde alimentos até cabelos para a confecção de perucas para pacientes em tratamento.

Durante o ‘Drive Solidário’ haverá inúmeras formas de contribuir para a humanização do atendimento prestado aos mais de 7.600 pacientes assistidos pelo hospital. No local, haverá o ponto de coleta de itens de cesta básica, suplementos alimentares, água de coco, fraldas geriátricas e ainda roupas, calçados e acessórios. Além disso, aqueles que têm deixado o cabelo crescer para quando cortá-lo, fazer a doação à instituição, podem aproveitar a ação no Center Shopping para fazer o corte e já deixar o cabelo com a equipe de voluntários do hospital que atua na produção de perucas para os pacientes em tratamento do câncer. Para estar apto a ser doador, é necessário que a mecha de cabelo tenha mais de 20 cm. Quem preferir fazer a doação de recursos financeiros, poderá contar com os colaboradores do Grupo presentes no local para saber como doar em dinheiro, PIX ou transferência bancária.

A iniciativa tem o propósito de ampliar as formas de apoiar a luta pela vida, como comenta o coordenador de marketing do Grupo Luta Pela Vida, Alexandre Oliveira. “Contamos com o apoio de grandes parceiros para continuarmos nosso trabalho de oferecer mais qualidade de vida e conforto a pacientes oncológicos de Uberlândia e região, como é o caso do Center Shopping, que possibilita a realização desta ação permitindo que a gente amplie os meios que a sociedade pode saber mais sobre a causa e contribuir conosco. Convidamos a todos para passar pelo ‘drive‘ e exercer a solidariedade em prol de milhares de pacientes”, conclui Alexandre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.